Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país

Em 2020, a campanha tem foco na preservação de vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação e fiscalização de trânsito

Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Nesta sexta (18) está começando a Semana Nacional de Trânsito (SNT) que segue até o dia 25 de setembro. Durante este período, algumas ações vão ser desenvolvidas em todo o país. Elas são organizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Assim, com objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres.

O tema deste ano é ‘Perceba o risco, proteja a vida’, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito. Portanto, o Detran tem como foco chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão. Esse ano a semana ‘O Detran  na sua vida’ ocorrerá em formato digital por causa das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus. A iniciativa traz também o tema das campanhas educativas para este ano.

Além disso, às 10h, em evento on-line, o Detran-PR lança as ações voltadas para a Semana, com atividades na próxima semana.

ONU

A SNT 2020 coincide com o fim da Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).  No programa os governos dos diferentes países se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano.

Neste ano, a campanha brasileira tem foco na preservação de vidas. Desse modo, vai trabalhar com ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

Como os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a meta da semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude. Com isso, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de todos. Conforme o Departamento Nacional de Trânsito, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor.

Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida. Assim, o Departamento pode conseguir ajudar a reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil.

Além disso, as atividades da Semana Nacional de Trânsito incluem, também, palestras sobre temas variados.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NÚMEROS POSITIVOS

Novo Caged mostra recuperação gradual da economia em Guarapuava

FUTEBOL

Conheça os 10 maiores artilheiros da seleção brasileira de todos os tempos

13º SALÁRIO

Décimo terceiro salário vai injetar 5,4% a menos na economia em 2020

Comentários