Hortaterapia auxilia no tratamento de dependentes químicos em Guarapuava

Pacientes são incentivados a participar do cultivo de uma horto no CAP

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) é uma unidade de saúde que presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), e também de seus familiares.

O centro oferece diversas oficinas e grupos terapêuticos, mas uma atividade vem chamando atenção em Guarapuava. É a hortaterapia, onde os pacientes são incentivados a cultivar uma pequena horta implantada há cerca de seis meses.

De acordo com a assessoria da prefeitura, atualmente, cerca de 20 pacientes participam das atividades relacionadas, que é conduzida pela orientadora educacional, Juliana Jardea do Vale.

ATIVIDADES

Durante as atividades, são cultivados temperos, flores e mudas de árvores frutíferas e ornamentais, com o objetivo de, dentro de alguns meses, sejam oferecidas à comunidade em locais públicos.

“As atividades de artesanato, os grupos e oficinas terapêuticas ampliam a perspectiva de reflexão. Além disso, de produtividade e transformação, que no cultivo de plantas fica palpável”, explicou o coordenador do CAPS AD, João Elizangelo Alves de Almeida.

De acordo com João, toda a comunidade pode participar da ampliação do programa. Podem ser feitas doações de fertilizantes, sementes, mudas de plantas e equipamentos de jardinagem.

Paciente em tratamento há mais de dez anos, José Joslei Pereira é um dos participantes da hortaterapia. Sobre os benefícios da atividade, ele afirmou que “tira a ansiedade, o estresse, acalma a mente e relaxa o corpo”.

SERVIÇO

Por isso, o CAPS AD conta com uma equipe multidisciplinar. Que conta com médicos, psicólogos, assistentes sociais e orientadores educacionais para atendimentos tanto de pacientes encaminhados pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

O atendimento funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, na rua 5 de Outubro 1338, telefone (42) 3621-4528.

Relacionadas

NOVA 'EXPLOSÃO'

'Explosão da covid-19': Guarapuava confirma 110 casos e a 30ª morte

NÃO ACABOU

5ª Regional perde posto de menor índice de contaminação do PR

LUTO

Diego Maradona morre aos 60 anos em Tigre, na Argentina

Comentários