Município com cerca de 30 mil habitantes, Imbituva está prestes a reabrir o Hospital Municipal. Conforme o prefeito Celso Kubaski (Cidadania), as antigas instalações hoje estão sendo utilizadas como Pronto Atendimento Municipal. Entretanto, a intenção é que 12 quartos somem 30 leitos de enfermaria para pacientes com a covid-19.
“Mas a nossa meta é abrir o hospital com credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”. Conforme o prefeito, quando isso ocorrer poderão ser feitas pequenas cirurgias, partos, entre outros procedimentos. Para que isso ocorra, Kubaski, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinicius Filipak e do diretor Ian Sonda estiveram reunidos em Curitiba.
Assim, nessa quinta (11), após o encontro, há a expectativa da reabertura parcial já em abril deste ano, conforme o prefeito. “Iniciamos hoje o processo de documentação para a abertura do hospital. Ainda está na fase preliminar, pois faltam alguns documentos”.
PRECISA DE ADEQUAÇÕES
De acordo com a deputada, as tratativas para a reabertura do hospital começaram em fevereiro. “Tivemos uma reunião com o prefeito e com o chefe da 4ª Regional de Saúde de Irati, Walter Trevisan. Me comprometi em conversar com o secretário de Saúde, Beto Preto”.
Conforme a parlamentar, o hospital era particular, mas o município comprou. “A estrutura é boa, mas precisa de adequações para atender as exigências da vigilância sanitária. Só então receberá o alvará de funcionamento”.
Todavia, segundo Leandre, o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde e do prefeito vai abreviar esse tempo. “Já ficaram estabelecidas metas e prazos. Estamos empenhados para cumprir o cronograma”.
Leia outras notícias no Portal RSN.