O Hospital Regional de Guarapuava bateu um recorde em março deste ano, pois fez o maior número de cirurgias em um único mês, levando em conta toda a história desde a inauguração. Ao logo de março, ocorreram 508 procedimentos em diversas especialidades. No mês anterior, o maior número era em fevereiro deste mesmo ano, com 354 cirurgias.
Para abril, já estão agendadas 484 cirurgias eletivas, com possibilidade de ampliação no decorrer do mês. A unidade atende os 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde. Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), o procedimento mais registrado foi a cirurgia geral, com 211 procedimentos. Além disso, em segundo lugar está ortopedia com 163, seguido por urologia com 134.
O hospital é referência para atendimentos de urgência e em fevereiro deste ano, a unidade inaugurou 52 novos leitos, o que permitiu aumentar a capacidade total para 112 leitos estrategicamente distribuídos: 72 destinados à clínica cirúrgica, 30 para clínica geral e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral. Desde então foram 862 cirurgias.
Conforme o diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), entidade que faz a gestão da unidade, Marcello Machado, o intuito para os próximos meses é manter uma média de 500 cirurgias mensais. “O que irá promover um grande salto de qualidade para a população, sobretudo por reduzir a fila de espera para os pacientes que necessitam desses procedimentos”. Em janeiro deste ano, o secretário estadual de Saúde Beto Preto anuncio também novos leitos.
REFERÊNCIA
O Hospital Regional de Guarapuava foi inaugurado em 2020 para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a pandemia, a unidade assumiu posição de referência para o tratamento de covid-19 na Região. Passado o período mais grave, os leitos exclusivos para os casos da doença foram desativados e o hospital iniciou a fase de atendimentos gerais. Desde então, soma mais de 2 mil atendimentos.
Leia outras notícias no Portal RSN.