22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Hospital Regional, em Guarapuava, terá o nome de Bernardo Carli

Nome foi oficializado em sessão nesta terça feira (21)

bernardo-carli-hospital-regional

Último balanço indiciou que o hospital está com 80% das obras concluídas (Foto: Divulgação)

Um dia antes de completar um mês da morte do ex-deputado estadual Bernardo Ribas Carli, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) do Paraná aprovou, em sessão realizada nessa terça feira (21), em primeiro turno de votação, o Projeto de Lei nº 416/2018, que denomina de Hospital Regional Deputado Bernardo Ribas Carli o Hospital Regional do Centro-Oeste, em Guarapuava. Antes da sessão, o projeto, de autoria de 53 deputados, teve parecer favorável do relator aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Morto prematuramente num acidente de avião no dia 22 de julho, aos 32 anos, Bernardi Ribas Carli exercia seu segundo mandato de deputado na Assembleia Legislativa. Foi membro de várias comissões técnicas permanentes da Casa – incluindo a CCJ – e mostrou interesse em diversos segmentos da vida pública. Vários projetos de sua autoria tornaram-se leis estaduais.

Mais recentemente, vinha se empenhando na criação do programa Paraná Igual, que tinha como objetivo a atração de investimentos industriais em municípios e regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a fim de reduzir os desequilíbrios regionais.

Mas a bandeira a que se dedicava com maior afinco era justamente a construção do Hospital Regional do Centro-Oeste, hoje a maior obra pública em edificação no Paraná. O hospital terá 16 mil metros quadrados de área construída, com 150 leitos (dos quais 40 de UTI), e vai beneficiar uma população de cerca de 400 mil moradores da região de Guarapuava.

ESPAÇO BERNARDO CARLI

Também na sessão dessa terça (21), a ALEP aprovou, em primeira votação, o projeto de resolução 16/2018, que denomina de Espaço Deputado Bernardo Ribas Carli o hall de acesso às salas da Mesa Executiva, localizado no segundo andar do Palácio Dezenove de Dezembro, na sede da Alep. O projeto é da autoria também de 53 deputados.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.