* Da Redação
Guarapuava – Os hospitais veterinários (HV) das universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Norte do Paraná (UENP) e Centro-Oeste (Unicentro) realizaram, em 2015, cerca de 17 mil atendimentos para animais de pequeno, médio e grande porte. Os procedimentos são feitos exclusivamente por médicos veterinários residentes ou pelos professores do curso de medicina veterinária e o preço acessível à comunidade é uma das características que marcam estes hospitais.
Em Guarapuava, a clínica-escola veterinária da Unicentro atende, além de animais domésticos e de produção, animais selvagens e exóticos. O atendimento é feito com hora marcada e as emergências são encaixadas de acordo com as possibilidades e a disponibilidade médica da clínica. Este ano foram atendidos aproximadamente 1200 animais de porte pequeno, selvagens e exóticos e cerca de 40 animais de grande porte. O horário de funcionamento é das 08h00 às 12h00 e das 13h30min às 18h00, de segunda a sexta feira.
Para a diretora da clínica, Liane Ziliotto, a unidade procura complementar o ensino dos alunos da graduação e pós-graduação em medicina veterinária, bem como atender a comunidade com um preço acessível. “A Clínica atende um grande número de pacientes da região de Guarapuava, seus principais objetivos são o ensino e a extensão, com o atendimento à comunidade. Os valores cobrados são um pouco abaixo dos cobrados em algumas clínicas particulares, tornando possível o acesso a pacientes cujos proprietários tenham menor renda, ao atendimento de qualidade”.
SERVIÇOS
Os hospitais veterinários das universidades estaduais paranaenses oferecem os seguintes serviços: atendimentos clínicos, serviços de diagnósticos por imagem, patologia clínica, parasitologia, anatomia patológica, microbiologia e cirurgias nas diferentes modalidades.
A UENP oferece também serviços de Obstetrícia Veterinária e Reprodução Animal. O HV da UEL é estruturado por especialidades, entre elas cardiologia, oftalmologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia, reprodução, hematologia, entre outras. São oferecidos também serviços nas áreas de zoonoses, virologia, bacteriologia e micologia.
Na Unicentro, o diferencial é o serviço de acupuntura para os animais, que é uma prática utilizada para aliviar dores, melhorar a circulação e diminuir o estresse em cães, gatos e animais de grande porte.
Os atendimentos são cobrados apenas para repor materiais e medicamentos e para a manutenção de equipamentos, a fim de manter o bom funcionamento do hospital.