I Feira de literatura e cidadania de Guarapuava

A Biblioteca Prof. Luiz Alberto Machado da Faculdade Campo Real e a Empresa TOP Livros de Curitiba realizarão, de 7 a 19 de dezembro, a I Feira de Literatura e Cidadania de Guarapuava (FLIG). A FLIG tem como objetivo se transformar em um veículo de acesso à informação e conhecimento, proporcionando oportunidade para que a comunidade se relacione de forma mais efetiva com a leitura.

Será realizado uma feira com livros a preços convidativos,atrações ligadas à cultura e à promoção da cidadania, em parceria com instituições comprometidas com a comunidade. A FLIG converte literatura e cidadania em um projeto que ultrapassa a comercialização de livros e chega a uma proposta de democratização e acessibilidade. Durante a FLIG,além das atividades literárias como “contação” de histórias, visita de
diversos escritores da região e exposição de livros, haverá também atividades sociais, envolvendo saúde, lazer e recreação.

Os escritores já confirmados são: Rogério Camargo, autor do livro de poemas “Fragmentos de um livro sem nome”; Giuseppe Martinelli, autor do livro de poemas “Riscos e Rabiscos”; a docente do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Éverly Pegoraro, que analisou aspectos da história do Paraná no livro “Dizeres em confronto: a revolta dos posseiros de 1957 na imprensa paranaense”; o docente do Departamento de Economia e Pró-reitor de Planejamento da Unicentro, Fernando Franco Netto, autor do livro “População, escravidão e família em Guarapuava no século XIX”; e o escritor – exemplo de
superação por suas necessidades especiais – Alexandro de Andrade, autor do livro “Só o amor vale a pena”. Todos os escritores e suas obras são exemplos da produção artística e acadêmica da nossa região.

Será realizado, ainda, um concurso de frases com o tema “Leitura”,dedicado a todos os visitantes do evento que irão concorrer a troféus personalizados da Faculdade Campo Real e terão suas frases classificadas e publicadas no site institucional.

A Agência do Trabalhador de Guarapuava também participará da FLIG, fazendo os procedimentos para cadastro de vagas de emprego e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Guarapuava orientará a população referente aos direitos e deveres de cada cidadão.

A Secretaria Municipal de Saúde aplicará as vacinas que previnem a Hepatite B e a Dupla Bacteriana, essenciais para o combate ao tétano e difteria. A Secretaria Municipal de Saúde ainda disponibilizará membros de sua equipe para discutirem, na FLIG, temas como Saúde Mental, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Primeiros Socorros, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Tabagismo, Saúde da Mulher, Odontologia e Dermatologia. Em parceria com o Hemocentro, ocorrerá também uma ação de
conscientização da importância de doação de sangue e medula óssea. Quem visitar o evento também terá a oportunidade de descansar com uma massagem relaxante oferecida pelos alunos da Escola Futura Educação Profissional.

No evento será promovida, com o apoio do 26º Grupo de Artilharia de Campanha de Guarapuava (GAC), arrecadação de livros, brinquedos e alimentos que posteriormente serão doados às instituições de assistência social da nossa cidade.

Mas a FLIG não é formada apenas por livros e eventos sociais. Nos dias 12 e 19 de dezembro, a FLIG contará com atividades recreativas para as crianças, desenvolvidas pela Rádio 92FM e pelo Serviço Social do Comércio (SESC), além de muita música durante toda a semana, com chamadas ao vivo para as emissoras Cacique e 92FM.

A Faculdade Campo Real, realizadora do evento em conjunto com a Empresa TOP Livros de Curitiba, por meio da sua Bibliotecária, Regiane de Souza Martins, idealizadora do projeto, ressalta que “a FLIG é um evento para toda a família e para qualquer idade. Demonstra o envolvimento de Guarapuava com a leitura de forma ampla e eficaz, pois democratiza o acesso e, depois da FLIG, espera-se o aprimoramento para fazer de
Guarapuava uma cidade literária”.

A entrada para o evento é gratuita. Informações pelo telefone (42) 3621.5200,
ramal 223 ou 224.

Fonte: Assessoria Campo Real

Relacionadas

Matrículas para cursos técnicos são prorrogadas até 19 de janeiro

MUDANÇAS

Ratinho Junior sanciona lei que altera regras das escolas cívico-militares

CORRE SE INSCREVER!

Último dia para se inscrever para as bolsas do Prouni

Comentários