IAP aponta que obras no Rio Jordão, em Guarapuava, estão em conformidade

Construção de pequena central de geração hidroelétrica no local gerou polêmica recentemente, em virtude do baixo nível do rio

Espaço conhecido como “prainha” é amplamente frequentado por moradores (Foto: Secom)

A vazão de água liberada nas obras da construção de uma pequena central de geração hidroelétrica no Rio Jordão, em Guarapuava, estão dentro da conformidade. É isso que diz o parecer do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) encaminhado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente do terceiro planalto, que realizou a leitura do documento nesta quarta feira (12). A informação rebate apontamentos levantados por moradores da região, que utilizaram as redes sociais recentemente para retratar o baixo nível do rio.

Entenda
Seca no Jordão, em Guarapuava, gera polêmica

Conforme ofício enviado, o Instituto realizou uma vistoria técnica nas obras do empreendimento CGH Parque, da empresa Dalba Hidroelétrica, integrante da holding Dalba Engenharia, em 31 de julho. A ação foi realizada em parceria com técnicos representantes do Instituto das Águas do Paraná. Conforme relatório apresentado, o IAP aponta que “o empreendimento vêm operando dentro dos parâmetros e condicionantes estabelecidos através da Licença Ambiental de Operação n° 35.566”.

Moradores registraram o baixo nível do rio em julho deste ano (Foto: Reprodução/Agita Guarapuava)

Ainda conforme informações do relatório de vistoria, o Instituto verificou que “no Rio Jordão a vazão liberada está em conformidade e em maior volume que a necessária outorgada. Ou seja, as somatórias da vazão liberada no reservatório (mureta) junto a ponte e a vazão liberada no rio (abaixo da ponte) é maior que a vazão outorgada em projeto e liberada pelo Instituto das Águas (…)”, diz o documento.

No parecer enviado, o Instituto cita, ainda, que, na data em que a seca veio à tona, Guarapuava passava por um “período de estiagem atípico, abaixo da média histórica”.

Relacionadas

BALANÇO SEMESTRAL

Polícia Ambiental registra aumento de prisões e resgates de animais

MAIS ÁRVORES

No Dia da Árvore, ação prevê plantio de 550 mil mudas no Paraná

NO TRÂNSITO

Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com