22/08/2023
Geral

IAP e Copel promovem workshop para discutir licenciamentos ambientais

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) promoveram quinta feira (13) o “Workshop de Licenciamento Ambiental e Assuntos Correlatos”. O evento teve como objetivo atualizar diretores e técnicos das instituições sobre as mudanças nas normas ambientais e procedimentos administrativos com a aprovação do Novo Código Florestal.

“Esse workshop precisava ser feito não só com o setor energético do Estado, mas com todos os outros em que buscamos essa discussão para que se tenha um andamento melhor no processo de licenciamento. Nosso objetivo é deixar de ser um órgão somente punitivo, mas de diálogo e orientativo no sentido de dar mais segurança e mais subsídio nos licenciamentos ambientais no Estado”, disse o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto. 

Para a diretora de relações institucionais da Copel, Denise Campanholo Busseti Sabbag, discussões técnicas ambientais são importantes uma vez que a demanda por infraestrutura é cada vez maior. “Trata-se de um encontro de extrema importância para conhecermos e considerarmos todos os aspectos legais a serem respeitados no processo de licenciamento”, afirmou.

No workshop foram ministradas palestras que esclareceram pontos específicos relacionados ao Novo Código Florestal como o Cadastro Ambiental Rural e a averbação de Reserva Legal. Os participantes também trabalharam em torno de novas abordagens para os licenciamentos ambientais, monitoramento da qualidade da água e ictiofauna e condicionantes de licenciamentos ambientais. 

Após as palestras e o debate de discussões técnicas foram formados três grupos de trabalho que terão a tarefa dar prosseguimento nesta integração com o objetivo de aperfeiçoar e modernizar os processos de licenciamento ambiental no Paraná. As propostas apresentadas serão analisadas e avaliadas para a modernização do licenciamento ambiental.

A superintendente da Coordenação de Planejamento e Gestão Socioambiental, Luisa Cristina Tischer Nastari, falou da importância do diálogo entre as instituições e também lembrou que esse não é o primeiro evento promovido pelas intuições com o objetivo de integrar as equipes e atualizar as questões ambientais do Estado. "Agradecemos ao IAP que sempre esteve aberto a discutir os projetos em conjunto, oferecendo um canal de comunicação que nos permite realizar com rigor técnico e transparência o licenciamento de nossos empreendimentos”, disse.

O presidente do IAP apresentou os novos diretores do órgão que irão atuar diretamente no licenciamento e monitoramento dos empreendimentos no Estado. Ele também falou dos projetos de modernização dos procedimentos do órgão que estão sendo desenvolvidos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.