22/08/2023
Cotidiano

Idoso que sofreu AVC se emociona com doações através da RSN

imagem-65936

+ Idoso vítima de AVC pede ajuda da população de Guarapuava

 

Quando recebemos na redação da Rede Sul de Notícias um e-mail comovente enviado pela filha Júlia Pedroso Ferreira, contando a situação de seu pai Adelermo Ferreira do Nascimento, 74 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) por duas vezes, agimos de imediato.

 

Ao chegar no endereço que o e-mail indicava, encontramos um senhor visivelmente abatido, com fraldas apertadas, com um choro sofrido e em condições precárias. A filha, sempre ao lado do idoso, nos relatou a trajetória do pai adoentado, que sempre foi um homem ativo, trabalhador e sociável. “Corta o coração ver ele assim. Ele chora o tempo todo, principalmente quando a urina vaza da fralda não adequada ao peso dele. Sinto que se sente constrangido, humilhado”, relatava a filha.

 

Morador há muitos anos no bairro Bonsucesso, na rua Vitória, 142 (fundos do Posto Wouk), o idoso chorou muito nos últimos dias, mas de comoção. Foram inúmeras pessoas que se solidarizaram pela situação e não mediram esforços para ajudá-lo de alguma maneira.

 

Na fan page da RSN, no dia em que a matéria foi publicada, foi compartilhada por 115 internautas e visualizado por mais de 12.500 leitores. Mais de 20 comentários demonstravam a intenção do guarapuavano em ajudar.

Foram doadas mais de 30 pacotes de fraldas adequadas ao peso do idoso, o suficiente para que a família fique tranquila neste aspecto durante vários meses. Duas cadeiras de banho (uma vai ser devolvida para que seja direcionada a outra pessoa que precise) e uma cadeira de rodas nova, no valor de R$ 650, foi doada por um senhor que fez questão de orientar os familiares mostrando o manual de utilização da cadeira, assim como nota fiscal para efeito de troca caso haja algum problema.

 

Um senhor que não quis se identificar se prontificou a aumentar o banheiro e prestar alguns reparos mais urgentes na residência de Adelermo. Outro senhor entregou um cheque no valor de R$ 200 para compras emergenciais.

 

Ele também recebeu  uma cama, colchão, cobertores e cesta básica e se comprometeu em acompanhar a família. Um dos doadores preferiu ajudar em dinheiro que foi utilizado na compra de alimentos de baixa caloria, já que, segundo recomendação médica, ele não deve ganhar mais peso.

 

Júlia, a filha, se emociona ao contar a surpresa que teve, no dia em que a matéria foi postada na RSN. “O telefone não parava de tocar. Era gente de tudo quanto era bairro da cidade perguntando como poderiam ajudar. Gente que disse que conhecia meu pai e que não sabia da situação. Foi pura benção de Deus. Mandamos para outras empresas da imprensa, mas foi a Rede Sul que nos atendeu. Tudo foi através do relato da situação e o resultado é esse aí. Hoje ele chora de alegria, de gratidão. A única coisa que ainda tem falta é de roupas tamanho grande, se tiver alguém que possa doar, agradecemos imensamente.”

 

Os familiares se reuniram e resolveram que Júlia, que reside em Marília e precisa retornar para casa no início do mês de fevereiro, será substituída pela irmã que reside em Guarapuava. Ela saíra do trabalho, irá cumprir aviso em fevereiro e a partir de março irá se dedicar exclusivamente ao pai. A família se compromete a pagar o valor de um salário mínimo, durante o mês de fevereiro, a uma pessoa que se disponibilize e que seja moradora do bairro Bonsucesso ou proximidades. O telefone para contato é  (42) 9832-0957, com Júlia.

 

 

Texto e foto: Lizi Dalenogari

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.