22/08/2023
Geral

Idosos desconhecem trâmite para vagas em estacionamentos

Idosos de Guarapuava desconhecem  quais são os trâmites legais para que possam usufruir da gratuidade e da vaga especial em estacionamentos regulamentados. Deficientes físicos também tem o mesmo direito.

De acordo com a coordenadora do EstaR (Estacionamento Regulamentado), em Guarapuava, Selma Andrade Rodrigues, no caso dos idosos, a pessoa que vai requerer a isenção deve possuir o veículo em seu nome, ter idade superior a 59 anos,  ir até o Guaratran (Departamento de Trânsito de Guarapuava), munido de documentação (própria e do veículo) e fazer o cadastro.

Uma vez credenciado, o Guaratran envia um relatório ao EstaR para que o idoso passe a ter direito  a estacionar na vaga específica. Porém, é preciso ainda que a pessoa se dirija até o EstaR para ter direito um bloco gratuito por mês, cuja folha deve estar anexada dentro do carro em local visível e próximo à credencial expedida pelo Guaratran comprovando o passe livre para a vaga especial.  De acordo com Selma, sem essas duas exigências, a pessoa não possui os direitos que são assegurados por lei. Portanto, não basta apenas ter 60 anos ou mais e estacionar na vaga especial de forma aleatória.

A exigência do talão é prevista em Lei Municipal aprovada pela Câmara de Vereadores de Guarapuava no primeiro semestre deste ano e dispensada em outros municípios brasileiros já que esse benefício é nacional.

A coordenadora do EstaR, informou também que as folhas para as vagas especiais são iguais as do estacionamento normal, mas possuem um carimbo. “Uma vez carimbadas, as folhas não podem ser utilizadas em outros locais que não sejam as vagas para deficientes físicos ou idosos”. A medida visa maior rotatividade nas vagas de estacionamento destinadas a idosos e deficientes físicos.

O talão do Estar possui 10 folhas. Cada uma, que possui o tempo limite de 1 hora, deve ser preenchida e deixada na parte de dentro do carro, como prevê o regulamento. Os carros podem ficar no máximo 2 horas em cada vaga. Quem ultrapassar esse tempo recebe a multa de R$ 7,00 – que deve ser paga na sede do Estar. Se essa primeira notificação não for paga, o valor sobre para R$ 53,00 e o condutor ganha três pontos na carteira, o que equivale a uma multa leve de pagamento obrigatório.

De acordo com o Guaratran, cerca de 1,1 mil pessoas, entre idosos e deficientes, estão cadastrados. A Rede Sul de Notícias teve acesso aos relatórios tanto do EstaR quanto do Guaratran.

O Estar fica na rua Capitão Rocha, 1176, Centro, entre a Coronel Saldanha e a Comendador Norberto. Mais informações pelo telefone (42) 3622-6910.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.