22/08/2023
Cotidiano

Iensen estréia na Celepar com atenção especial ao sistema de atendimento à saúde

Curitiba- Curitiba – A primeira atividade de Vanderlei Iensen como presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), foi uma visita ao Hospital de Reabilitação do Paraná, no bairro Cabral em Curitiba, onde foi conferir o funcionamento do Sistema de Gestão de Assistência à Saúde do Sistema Único da Saúde (GSUS).
Desenvolvido em software livre pela Celepar, o sistema foi contemplado no final do ano passado com o prêmio TI & Governo, concedido anualmente pela Plano Editorial, que além de manter um sítio na internet, também publica um anuário que destaca as principais iniciativas na área da tecnologia da informação e comunicação no âmbito do poder público nacional.
Atendimento ambulatorial – O primeiro módulo, desenvolvido pela Celepar e implantado no Hospital de Reabilitação, atende os procedimentos ambulatoriais que possibilitam a organização e o controle dos atendimentos prestados pelo SUS. No módulo de cadastro dos pacientes, por exemplo, é possível a inclusão, alteração e consulta de prontuários, emissão de cartão de identificação com código de barras e da folha de identificação de prontuário, integração com a base nacional do Ministério da Saúde e controle de prontuário provisório e de emergência para verificação de cadastros pendentes.
A funcionalidade de agendamento de consultas, por sua vez, além de identificar os procedimentos médicos disponíveis, controla as transferências e cancelamentos, pesquisa de status, emite agenda diária do profissional da saúde e faz o controle dos agendamentos referentes a encaminhamentos internos. Durante o acolhimento do paciente o sistema registra a admissão para consulta médica ou marcação de consulta, emite a ficha de atendimento ambulatorial para casos de preenchimento manual pelo profissional de saúde e permite a consulta de agendamentos do dia. Através do registro de atendimento é possível conhecer todo o histórico do paciente – avaliação clínica, diagnóstico e prescrição médica -, evolução do tratamento, emissão de atestado, plano terapêutico, solicitação de autorização para execução de procedimento ambulatorial e declaração de comparecimento.
Além disso, o sistema ambulatorial do GSUS controla a manutenção de cadastros básicos, como os de diagnósticos, procedimentos ambulatoriais clínicos, terapêuticos, medicamentos, especialidades, além de informações sobre os profissionais que atuam em cada unidade e dos estabelecimentos de assistência à saúde.
Para Iensen a implantação do módulo ambulatorial foi um grande avanço, mas disse que pretende acelerar a construção das demais etapas do sistema de acordo com as demandas da Secretaria da Saúde. Em fase de estudos e levantamento de requisitos, as novas etapas do sistema compreendem o desenvolvimento dos módulos de controle de internamentos, pronto atendimento, farmácia hospitalar, laboratórios de análises clínicas, serviço auxiliar de diagnóstico e terapia, corpo clínico de enfermagem, Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Central de Material Esterilizável, compras e suprimentos e setor administrativo e financeiro.
Para o diretor-geral da Secretaria de Saúde, André Pegorer, os serviços da Celepar têm sido fundamentais para a melhoria do atendimento à população. “A Companhia está dando conta de todos os desafios que lhe são colocados, a começar pelo desenvolvimento do sistema de farmácia especial, e agora com o GSUS está imprimindo um avanço sem precedentes nos serviços de saúde”, destacou.

Da assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.