22/08/2023
Cotidiano Paraná

‘Ilha das Cobras’ em Paranaguá terá escola de culinária e hotelaria

Expectativa do governo é de que as atividades comecem em 90 dias

ILHA DAS COBRAS

(Foto: Arquivo/AEN)

O Governo do Estado informou nesta terça feira (23) que o Litoral do Paraná terá novo atrativo. A casa oficial de veraneio dos governadores, localizada na Ilha das Cobras em Paranaguá, vai passar por ampla reforma e deve se transformar em uma grande escola profissionalizante de gastronomia e hotelaria.

O projeto foi apresentado na reunião do governador em exercício Darci Piana com o secretariado, e a expectativa é de que a ação fomente o turismo na região. Segundo Renato Adur, responsável dentro da Casa Civil por projetos ligados ao Litoral do Paraná, na casa serão ofertadas aulas de boas práticas para a preparação de pratos da culinária local e também promover ações voltadas para o atendimento aos turistas em pousadas e restaurantes da região.

(Foto: Arquivo/AEN)

De acordo com a assessoria, as turmas serão compostas por 20 pessoas por ciclo, de até três semanas, e formadas essencialmente pela população do Litoral. Os cursos contam com a parceria do Sebrae, responsável pela gestão da residência e das aulas. “Donos de restaurantes, pousadas, filhos dos donos, nativos. Esses cursos serão voltados para eles, para que possam atender da melhor maneira os turistas, atraindo visitas internacionais”, acrescenta Adur.

O local está abandonado há anos e a reforma será feita com verba destinada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A ideia, é reformar a cozinha para depois adaptar os quartos para que possam receber os alunos, que poderão pernoitar na residência. O projeto, estima ele, deve começar a funcionar em no máximo 90 dias.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.