Iluminação de Natal da Catedral Nossa Senhora do Belém será inaugurada nesta quarta-feira

Guarapuava – No ano em que comemoramos o Centenário da Companhia Força e Luz do Oeste, uma empresa da Rede Energia, quem ganha o presente é a população de Guarapuava. Nesta quarta-feira, 09/12, às 20h, será inaugurada a iluminação de Natal da Catedral Nossa Senhora do Belém. Segundo o Gerente Regional da Companhia Força e Luz do Oeste, Dalessandro Luis Mafei, “este é o nosso presente para a população, na comemoração dos cem anos, especialmente realizando com recursos próprios a ornamentação natalina da catedral”. Para a iluminação da Catedral foram utilizadas 100 mil micro-lâmpadas distribuídas em 8 mil metros de cordões luminosos que destacaram a arquitetura histórica da igreja de Guarapuava. De acordo com o gerente ainda, “no ano passado não realizamos a iluminação, pois parte do material estava danificado.
Segundo a Força e Luz do Oeste, este ano, o material danificado foi recuperado por detentos da Penitenciária Industrial de Guarapuava (P.I.G). Os trabalhos para ornamentação da catedral duraram aproximadamente 20 dias”. “Um dos pontos mais difíceis de iluminação da igreja foi a torre, sendo necessário a contratação de mão obra especializada com prática em rapel para iluminá-la”, ressalta Mafei.
A Catedral Nossa Senhora de Belém de Guarapuava foi construída em 1843 a 1883, criada inicialmente como igreja fortaleza, pelo seu caráter religioso e de defesa do território português.
A igreja já passou por várias reformas, mas mantém as suas principais características. É um verdadeiro exemplo de preservação do patrimônio histórico, uma vez que uma nova igreja está com o projeto de construção em andamento e não prevê a demolição da antiga, ao contrário, as duas obras fazem parte de um projeto arquitetônico único. Sua história está intimamente ligada à história de Guarapuava. Para se ter uma idéia, as primeiras reuniões da Câmara Municipal da cidade chegaram a serem realizadas no interior da catedral.

Relacionadas

MAIS UMA MORTE

Após 28 dias desde os primeiros sintomas, morre 76º paciente

PROST

Quiosque da Brahma surge repaginado no Shopping 'Cidade dos Lagos'

COMEMORAÇÃO

Fernando e Sorocoba no 'Parabéns pra você' em Guarapuava

Comentários