22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Iluminação em Led chega aos bairros de Guarapuava

Em quatro meses de implantação a economia é de cerca de R$ 140 mil aos cofres públicos de Guarapuava com redução de 64% no consumo

Selecionadas-iluminação-alto-cascavel-e-colibri-5-scaled

Iluminação em Led chega aos bairros de Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Em execução há pouco mais de três meses, a Parceria Público-Privada (PPP) do Parque de Iluminação Pública já moderniza o serviço em diversas ruas da cidade. São serviços de manutenção e de adequação do sistema local.

Além de ruas do Centro que receberam a troca de lâmpadas comuns pelas de LED em fevereiro, agora diversos bairros também estão mais iluminados. Esse é o caso, por exemplo, do Jardim Pérola do Oeste, Santa Cruz e Batel.

De acordo com o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza, desde o começo a administração municipal defendeu que essa modernização ampliasse a qualidade do serviço e a cobertura em Guarapuava. “Agora, vemos isso na prática, com a eficiência de luminosidade, economia e segurança para a população chegando em diversas regiões de do município”.

Isso porque, desde que a empresa Ilumina Guarapuava iniciou os serviços da PPP na cidade, 3.579 lâmpadas comuns já foram substituídas por lâmpadas de LED. Isso representa uma redução de 64% no consumo de energia. Além disso, a economia é de cerca de R$ 140 mil aos cofres públicos, somente nesse período.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

QUALIDADE

Além do impacto financeiro, a modernização traz também mais qualidade de vida aos guarapuavanos. “Eu moro aqui há 10 anos e antes era muito escuro. Agora ficou bem melhor. Sem contar que também economiza”, avaliou a Terezinha da Luz Paulista, moradora da Avenida Salvador Gomes, na Vila Planalto.

Entretanto, para Maria Antônia Paula, se tem mais iluminação, também tem mais tranquilidade nas ruas do Alto Cascavel. “Eu acho que agora também melhora a segurança. Andamos mais tranquilos, sem pontos escuros”.

Conforme Paulo Dirceu, a substituição de lâmpadas comuns por materiais de LED, também acelerou o processo de manutenção da iluminação pública. “Desde o início do ano, 4.029 lâmpadas com problemas foram substituídas, sendo que quase três mil delas atenderam as solicitações por telefone. É o número 0800, que está sendo oferecido há quatro meses na cidade”.

OUTRAS RUAS

Nos próximos meses as substituições continuarão em andamento. A modernização chegará em ruas dos bairros Santa Cruz, Sol Nascente, Mirante da Serra, São João. Além da Concórdia, Campo Velho, Planalto, Santa Regina, Jardim das Américas, Jardim Aeroporto. E por fim, o Jardim Colibri, Alto Cascavel, Vila Mariana, Santana, Dos Estados, Vila Bela e Boqueirão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.