Guarapuava – Até a noite de ontem (28), a Receita Federal de Guarapuava havia recebido 15,5 mil declarações do Imposto de renda – a previsão inicial era de que 23 mil declarações fossem prestadas na cidade. Como o prazo se encerra às 23h59 de amanhã (30), provavelmente a meta não será cumprida.
“Acredito que 22 mil declarações serão entregues”, estima o chefe da agência da Receita Federal de Guarapuava, Roberto Cubas César. Ele orienta as pessoas que ainda não declararam, a fazer o mais rápido possível. “O prazo não será estendido e quem deixar de declarar no prazo não poderá alegar congestionamento no sistema”, alerta. César destaca que a multa para quem não declarar no prazo é de 1% por mês, sobre o valor total, sendo que a multa tem o valor mínimo de R$ 165,74.
Mudanças
Esse será o último ano em que as declarações poderão ser entregues em formulário de papel. “Apenas 1% das declarações é feita dessa forma. Por isso, a partir do ano que vem, tudo será realizado eletronicamente”, informa. Segundo César, a mudança facilitará o processamento dos dados, já que nas declarações entregues em papel normalmente acontecem incorreções na transposição dos dados.
Em todo o Brasil, foram prestadas, até as 11 horas de hoje, 19,7 milhões de declarações – a Receita Federal espera 24 milhões até o encerramento do prazo. As pessoas que tiverem dúvida sobre como proceder podem acessar o site www.receita.fazenda.gov.br ou entrar em contato através do telefone 146.
Foto ilustrativa (divulgação)
Cleyton Lutz – Rede Sul de Notícias