Inadimplência em Guarapuava cai pelo segundo mês consecutivo

Guarapuava – A inadimplência em Guarapuava caiu pelo segundo mês consecutivo, conforme mostram números do SCPC (Sistema Central de Proteção ao Crédito). A taxa observada em maio foi de 2,93%, inferior aos 3,12% registrados em igual período de 2008 e aos 3% de abril deste ano. No mês passado, o total de consultas foi de 22.919, com 2.050 inclusões e 1.404 exclusões.
O diretor para assuntos do SCPC, José Divonsil da Silva, afirmou que a economia está estável nos últimos meses, mas o empresário continua cauteloso. Silva enfatizou que maio é um período em que as pessoas voltam às compras, por causa do frio e do Dia das Mães, por isso buscam saldar seus débitos. “Aos poucos o consumidor está voltado às lojas, adquirindo mais confiança na sua atividade e no seu trabalho”.
Além dos efeitos nocivos da crise que aos poucos vão se dissipando, a queda no número de inadimplentes pode ser atribuída à eficiência do SCPC. O sistema está interligado à Renic (Rede Nacional de Informações Comerciais), um banco de dados com mais 150 milhões de registros de inadimplentes de todo o país. “As estatísticas estão aí e mostraram que cerca de 20% das consultas apresentam restrição. Por isso, é um instrumento que diminui consideravelmente o risco”.
O diretor também recomenda que as empresas mantenham cadastro dos clientes, com informações básicas como RG e CPF, além de endereço, trabalho e renda. “Tem que ter cadastro bem feito. Até porque para fazer registro não tem como incluir sem dados necessários”.

Relacionadas

PRAZO

Calendário de vencimento do IPVA 2021 começa nesta segunda (18)

ESPERANÇA

Meta do Paraná é vacinar 4 milhões de pessoas do grupo de risco até maio

IMUNIZAÇÃO

Chega a Guarapuava unidades de insumos de vacina da covid-19

Comentários