O número de indenizações pagas pelo DPVAT em 2013 subiu 25% em relação ao ano anterior, anunciou nesta terça feira (11) a Líder, responsável pelo seguro obrigatório. Foram pagos 633.845 ressarcimentos, totalizando R$ 3,2 bilhões. Casos de invalidez foram a principal causa de pagamento do seguro, com 70% dos registros no período.
Já o número de pagamento por mortes caiu 10%, enquanto as indenizações por invalidez permanente subiram 26% entre 2012 e 2013. "Acidentes fatais, no geral, caíram em todos os tipos de veículos. Porém, os acidentes estão deixando mais inválidos", afirma Ricardo Xavier, diretor-presidente da seguradora Líder.
MOTOS
Ainda de acordo com a Líder, o número de acidentes fatais com motocicletas caiu de 20.313 em 2012 para 12.265 no ano passado.
O QUE DPVAT
O seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.
O recolhimento é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. A data de vencimento é junto com a do IPVA, e o pagamento é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo. Vítimas e seus herdeiros (no caso de morte) têm um prazo de três anos após o acidente para dar entrada no seguro. Informações de como receber o DPVAT podem ser obtidas pelo telefone 0800-022-1204.