Indígenas, ‘hippies’ e outros que estão na rua têm atenção especial

Em Guarapuava, está sendo organizado abrigo para pessoas que estão em situação de rua. Já indígenas e 'hippies' estão sendo levados aos locais de origem

Indígenas foram levados para as aldeias de origem (Foto: Arquivo/RSN)

*Reportagem com vídeo

Pessoas que estão vivendo em situação de rua, indígenas e ‘hippies’ estão recebendo especial atenção da Secretaria de Desenvolvimento Social de Guarapuava. De acordo com o secretário, Ari Marcos Bona, em entrevista ao Portal RSN, há uma logística diferenciada conforme o público alvo.

“Os indígenas estão sendo levados para as aldeias de origem em Turvo, Manoel Ribas e Mangueirinha. Já os malabaristas que ficam nos semáforos e que são da Argentina também já foram encaminhados para aquele país”.

Conforme o secretário, nessa segunda (24), uma família de seis pessoas – composta por pais e filhos que estavam na rua -, também foi levada para Mauá da Serra, de onde vieram.

ABRIGO PARA QUEM ESTÁ NA RUA

Entretanto, o abrigo para as pessoas que estão na rua, está sendo providenciado. Conforme Bona, será no Ginásio de Esportes Santa Terezinha. “Equipes da Surg farão a desinfecção do local na tarde de hoje (24). Uma equipe da Surg vai arrumar a instalação elétrica e instalar chuveiros”.

De acordo com o secretário, a intenção é de que nesta quarta (25), na parte da tarde, essas pessoas possam ser abrigadas. Porém, não será uma tarefa fácil. Segundo, o secretário, alguns resistem à proposta de acolhimento. Há também a situação de alcoolismo e de consumo de drogas. “Sabemos que não será nada fácil, porque teremos situações de abstinência”.

Assim sendo, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha em parceria com a de Assistência e Desenvolvimento Social. “Estamos organizando tudo, obedecendo o distanciamento entre um e outro. Eles terão uma equipe especializada, incluindo, atendimento psicológico. Terão refeições, pijamas, e regras. Mas sabemos que não será fácil mantê-los abrigados”.

Assim, para evitar que essas pessoas voltem às ruas, a Polícia Militar dará apoio ao abrigo.

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

As famílias de baixo poder aquisitivo que recebem o Bolsa-Família podem ficar tranquilas. De acordo com o secretário Ari Bonna, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) estão com expediente interno.

“Todos vão receber esse auxílio porque o Governo Federal não vai cortar”. Conforme Bonna, os CRAS também estão apoiando as famílias com cestas básicas que são entregues mediante senhas.

Veja no vídeo a explicação do secretário Ari Marcos Bona.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

COVID-19

Dois casos de covid-19 foram confirmados em Guarapuava neste domingo

SETEMBRO AMARELO

Pandemia reforça novos cuidados com a saúde mental

DIA DA ÁRVORE

Instituto Água e Terra desenvolve ação para o Dia da Árvore

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com