22/08/2023




Cotidiano Guarapuava

Inscrições para assistir documentário sobre sistema prisional encerram hoje

Trata-se de um documentário sobre como a leitura e a escrita se tornaram poderosa forma de expressão e liberdade para quem está atrás das grades

Palavra presa (Foto: Divulgação)

O Conselho da Comunidade de Guarapuava encerra nesta segunda (11) as inscrições para quem deseja assistir o ‘Palavra Presa’. O documentário terá exibição nesta quarta (13), às 14h, no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real. As inscrições são gratuitas e podem ser feita aqui.

De acordo com o Conselho, trata-se de um documentário sobre como a leitura e a escrita se tornaram poderosa forma de expressão e liberdade para quem está atrás das grades. De acordo com o roteiro, o documentário mostra a jornada do juiz penal João Marcos Buch. Ele dá voz às palavras escritas dos detentos.

Ao quebrar as normas tradicionais do sistema prisional, o juiz desafia o paradigma estabelecido. Também revela um sistema prisional falido, onde as prisões superlotadas se tornam uma ameaça para a sociedade.

Palavra presa atrás das grades (Foto: Divulgação)

Conforme o roteiro, o ‘doc’ promove reflexões profundas sobre o sistema carcerário e o impacto da Lei de Execução Pena, que completa 40 anos. Além disso, o documentário destaca a importância da remição de pena pela leitura e como a literatura pode ser uma ferramenta crucial para a ressocialização e inclusão dos apenados.

De acordo com o programa, em seguida haverá debate explorando o papel da leitura e da educação dentro do sistema prisional e os desafios enfrentados pelos direitos humanos nos presídios brasileiros. A exibição é uma parceria entre o Conselho da Comunidade de Guarapuava e a Federação dos Conselhos da Comunidade do Estado do Paraná.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo