22/08/2023


Geral

Inscrições para cursos profissionalizantes estão abertas em 184 municípios

Os estudantes que já terminaram o ensino médio e pretendem fazer curso técnico podem se inscrever em um dos 53 cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação em 184 municípios do Paraná. As inscrições começaram nesta segunda (3) e vão até sexta-feira (7).

Também estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Ao todo, estão disponíveis 19.740 vagas em 350 escolas estaduais.

Os interessados devem consultar as listas de cursos e fazer a inscrição diretamente nas escolas (confira nos links abaixo). Para os cursos do Proeja, que são integrados ao ensino médio e duram cerca de três anos, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental e ter mais de 18 anos.

Para os dois programas, a documentação necessária é fotocópia do RG e do CPF; fotocópia do Histórico Escolar (ou Declaração de Conclusão de Ensino, ou Declaração de aluno cursando para os que estiverem na série final); caso o aluno seja bolsista na rede privada, declaração emitida pela escola; e comprovante de renda familiar.

Os alunos serão selecionados de acordo com a pontuação, seguindo critérios que incluem a rede onde estudaram e renda familiar. A prioridade será para os candidatos de famílias com renda baixa. Somente serão abertas turmas com número mínimo de 35 alunos.

Para saber quais são os cursos profissionalizantes existentes e onde são ofertados: www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos

Para informações sobre o Proeja:

www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=131

Para o curso de Formação de Docentes: www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=102

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo