22/08/2023
Cotidiano Paraná

Inscrições para o ‘Concurso Café Qualidade do Paraná’ terminam hoje

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas unidades regionais da Emater. A competição ocorre em duas modalidades diferentes

normal_LondrinaFazendaPalmeira_009

Inscrições para o ‘Concurso Café Qualidade do Paraná’ terminam hoje (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Produtores rurais do Paraná têm só até hoje (2) para se inscrever no 18º Concurso Café Qualidade Paraná. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas unidades regionais da Emater-PR. O concurso organizado pela Câmara Setorial do Café do Paraná e pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, tem o objetivo de valorizar e fortalecer a produção de cafés especiais.

Assim, os interessados podem se inscrever em duas categorias. Café Natural (via seca) e Café Cereja Descascado ou Despolpado (via úmida). Conforme a Agência Estadual de Notícias, todos os cafés passarão pela Comissão Organizadora Estadual, com classificadores e degustadores reconhecidos no âmbito estadual e nacional.

O julgamento ocorrerá no Centro de Pesquisa em Qualidade do Café do IDR-Paraná em Londrina. Todos os detalhes do regulamento estão disponíveis no site.

MUDANÇAS NO CONCURSO

Entre os dias 5 e 9 de outubro, ocorre a coleta de amostras dos lotes de café inscritos. Já no dia 13 a 23 de outubro, a classificação física e preparo das amostras para o júri. Nos dias 26 a 30 de outubro, o júri sensorial fará a prova de xícara das amostras classificadas. Por fim, a divulgação e a premiação dos vencedores estão previstas para o dia 19 de novembro, em uma cerimônia on-line especial.

De acordo com o Paulo Franzini, economista do Deral e responsável pela Comissão Organizadora Estadual, a avaliação teve que ser adaptada. “A pandemia exigiu que adaptássemos os procedimentos de avaliação e seleção. Mas vamos garantir a segurança dos participantes, e o incentivo aos produtores com um novo protocolo de trabalho”.

RETORNO POSITIVO

Conforme o economista, ao longo dos anos, o concurso gerou muitos resultados positivos para a cafeicultura paranaense. Entre as conquistas, estão a difusão de tecnologia desenvolvida pela pesquisa, o incentivo para adoção das boas práticas de produção e de preparo de cafés especiais. Ainda, a capacitação de produtores e técnicos dos setores públicos e privados e agregação de valor ao produto final.

Além disso, essa iniciativa tem colaborado para a melhoria na gestão das propriedades e da produção sustentável, para aproximar os produtores dos compradores/cafeterias.

O concurso é uma ferramenta de marketing que ajuda a legitimar a qualidade do café paranaense. Assim, promovemos as diferentes Regiões produtoras e valorizamos o trabalho do cafeicultor, premiando a qualidade na xícara.

HISTÓRIA

Nos anos 90, o Paraná lançou um modelo de produção popularmente chamado de Modelo Café Adensado. Dessa maneira, proporcionando o aumento da produtividade média das lavouras. Além de gerar uma renda maior com a diversificação das atividades dentro das propriedades.

Em 2000, o Estado criou uma campanha para melhoria da qualidade do café paranaense chamada Café Qualidade Paraná. De acordo com Paulo, o objetivo se difere do propósito do concurso atual.

“O objetivo era o aumento do volume de produção de cafés de melhor qualidade. Além disso, reverter a imagem negativa que o Paraná tinha de só produzir cafés de baixa qualidade, durante o auge da produção nos anos 60”.

Uma das ações da campanha era incentivar a produção de cafés especiais por meio de concursos de qualidade nas diferentes Regiões. Assim, surgiu a primeira edição do ‘Concurso Café Qualidade Paraná’.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Redação

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.