22/08/2023



Brasil Cotidiano Educação

Inscrições para o Encceja terminam neste sábado (4)

A avaliação é voltada à jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino

sites-de-curso

Conforme o Inep, a participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita (Foto: Reprodução/Pexels)

Terminam neste sábado (4) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). De acordo com a Agência Brasil, a avaliação está voltada jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita. Para os candidatos do ensino fundamental, a idade mínima é de 15 anos na data da prova, e para o ensino médio, de 18 anos completos.

PROVAS

Desse modo, para fazer a inscrição, basta acessar a página do Encceja 2022. A aplicação das provas será em todo o Brasil no dia 28 de agosto. No sistema do exame e no Portal do Inep, os inscritos podem consultar as cidades onde haverá prova.

Segundo o Instituto, nesta edição não será necessário apresentar justificativa de ausência para aqueles que se inscreveram, mas acabaram não fazendo a prova da edição anterior.

ENCCEJA

Feito pelo Inep desde 2002 em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Encceja avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos jovens e adultos. Com isso, estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo