As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam no próximo dia 17 de janeiro. Os estudantes interessados em concorrer a uma vaga em instituições privadas de ensino superior com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 terão até as 23h59 do dia 21 de janeiro para se cadastrar no site do Programa.
Poderão concorrer apenas aqueles que atingiram a nota mínima de 450 pontos no Enem 2012. A nova regra consta de portaria normativa do Ministério da Educação (MEC) publicada em 31 de dezembro último. Pela norma anterior, a nota mínima era de 400 pontos.
Nesta primeira seleção de 2013, a nota mínima de 450 pontos corresponderá à média aritmética de todas as provas do exame. Em caso de empate, serão consideradas as maiores notas em redação; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e em ciências humanas e suas tecnologias, respectivamente. Os estudantes que tiveram nota zero na redação estão impedidos de concorrer a bolsas do programa.
O Programa
O ProUni foi criado em 2004 pelo MEC para conceder, a estudantes brasileiros de baixa renda, bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem concorrer às vagas estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral, pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam no exercício do magistério.
A bolsa integral é oferecida a estudantes oriundos de famílias que tenham renda bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.017 a partir deste mês). A bolsa parcial é destinada àquele que comprove renda mensal por pessoa da família de até três salários mínimos (R$ 2.034). O candidato não pode ter diploma de ensino superior nem estar regularmente matriculado em instituição pública e gratuita de ensino superior.