Inspeção técnica da Ferroeste será feita neste sábado

O presidente Samuel Gomes fará neste sábado (02), a primeira viagem de trem da Ferroeste em 2010. A tradicional inspeção técnica que é feita todos os anos pelo presidente da empresa inaugura as operações da ferrovia em 2010. O embarque será feito em Cascavel e a viagem até Guarapuava deve durar cerca de 9 horas. O embarque no terminal de transbordo de Cascavel está previsto para as 07 horas da manhã.

¨É o primeiro trem de carga do ano¨, afirma o supervisor geral de operações, Miguel Romualdo Piekazewicz, encarregado da operação. Piekazewicz diz que são feitas durante todo o ano vistorias regulares na ferrovia. Para isso são usados veículos de linha especiais. A presença do presidente da empresa no trecho, em condições normais de tráfego, no entanto, segundo o supervisor de operações ¨é bastante motivadora para todo o pessoal de linha¨.

Gomes fará o trajeto na cabine do maquinista de um cargueiro que ltransportará farelo de soja com uma composição de 22 vagões, tracionada por três locomotivas. A viagem, ao lado do maquinista, é um gesto de “reconhecimento ao trabalho do pessoal de linha e aos ferroviários em geral que se dedicam durante todo o ano para que a ferrovia possa transportar, com segurança, a riqueza produzida no Paraná e em outros estados”, afirma.

Durante o percurso de 248 quilômetros entre Cascavel e Guarapuava, Gomes fará vistoria técnica nas condições do material rodante e da linha permanente, avaliando o estado das locomotivas, vagões, e observando as condições de transporte das cargas dos usuários da ferrovia.

Expansão – manter a Ferroeste entre Guarapuava e Cascavel em condições de excelência e preço justo para o usuário, segundo Samuel Gomes, é essencial para o projeto de expansão da ferrovia e sua transformação, a partir de 2010, na Ferrosul, uma nova empresa que será de propriedade dos quatro estados do Codesul (PR, SC, RS e MS).

“O ano de 2009, o terceiro de operação pública após a retomada da empresa pelo Governo do Estado, foi pleno de vitórias. Ser a única operadora pública de ferrovias no Brasil comporta riscos e desafios, mas a Ferroeste, quando foi criada, em março de 1988, pelos produtores do Oeste do Paraná, enfrenta riscos e vence”.

Segundo ele, 2009 será o último ano da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste. O próximo ano, 2010, será o primeiro ano da Ferrovia Pública da Integração do Sul do Brasil – Ferrosul S/A, a nova empresa que unirá paranaenses, catarinenses, gaúchos e sul-mato-grossenses no desenvolvimento da região Sul e também do Brasil e da América do Sul”.

Fonte: AEN

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

MAIS UMA MORTE

Após 28 dias desde os primeiros sintomas, morre 76º paciente

PROST

Quiosque da Brahma surge repaginado no Shopping 'Cidade dos Lagos'

Comentários