Instituto do Pé: 12 anos deixando seu caminhar mais suave

Você cuida bem dos seus pés? São eles que suportam o peso do seu corpo e o levam para todo lado, além de te permitir correr, dançar, pular e nadar.
Além do desgaste natural, muitas vezes os pés são deixados de lado e não recebem a atenção que merecem.
Por falta de informação, muitos tentam resolver os problemas que surgem por si só e não procuram um profissional e o tratamento adequado, o que pode agravar ainda mais a situação. “Quando sadios, os pés garantem a sustentação e o deslocamento de nosso corpo, suportando cargas enormes durante a marcha, a corrida e o salto sem qualquer dor ou desconforto”, afirma a professora de podologia Cinthia Belo, proprietária do Instituto do Pé, que comemora seus 12 anos.
Em geral, os pés são expostos a um excesso de esforço diário, seja por ficar horas seguidas em pé ou sentados, correndo ou andando e ainda tendo que suportar o abafamento dos sapatos ou tênis. Por isso, a pele dessa região é mais espessa. Se por um lado isso os protege, por outro lado deixa-os sujeitos a uma série de problemas, como micoses, calos, calosidades e unhas encravadas.
“Os pés sofrem alterações motivadas por fatores que a vida moderna provoca. O calçado criado para protegê-lo, na maioria das vezes, é um meio de agressão. E a atividade física praticada sem que os pés estejam devidamente adaptados ao calçado são fontes de patologias que acometem as unhas e estruturas ósseas ou musculares”, explica a especialista.
Segundo Cinthia Belo, um calçado errado pode causar prejuízos à saúde do atleta, como o desgaste das articulações que, a longo prazo, impede a pessoa de permanecer no esporte, além de causar muita dor. “Hoje em dia é mais fácil escolher o tipo ideal, pois os fabricantes através de estudos anatômicos e biomecânicos oferecem grande qualidade nos produtos. O importante é levar em consideração o tipo de solo e qual vai ser a prática esportiva”, afirma.
A Podologia (ciência que estuda os pés), considerada ATIVIDADE AFINS DA MEDICINA, tem avançado cada vez mais no estudo das doenças que podem acometer os pés e exigem cuidados especiais e individuais.
O podólogo é um profissional da área de saúde com estudo aprofundado em anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés, e tem como principal objetivo o tratamento das patologias superficiais dos pés.
As podopatias (doenças dos pés) mais comuns são unhas encravadas, infecções, calos, calosidades, onicomicose, Hállux Válgus (Joanete), fissuras (rachaduras) no calcâneo, frieiras, bolhas e traumatismos. Para cada um desses casos o podólogo atua dentro de uma ética científica, encaminhando para o tratamento multidisciplinar de outros profissionais o cabe a eles tratar.
O Instituto do Pé há 12 anos traz o que há de mais moderno dentro da Podologia, como materiais descartáveis, auto-clave, instrumentais em aço inox, laser, alta-frequência, monofilamento para teste de sensibilidade em pés diabéticos. “Nos preocupamos também com o bem estar dos portadores de diabetes. Oferecemos tratamento e orientações em pés diabéticos, visando prevenção das complicações”, enfatiza Cinthia Belo.
O Instituto do Pé oferece também: Podologia Estética, Podologia para Gestantes, Podologia Geriátrica, Podologia Pediátrica, Podologia Esportiva e Especialização em Pés diabéticos.

Acesse o site www.podologacinthiabelo.com.br e saiba mais sobre os cuidados que o Instituto do Pé oferece aos seus pés.

Relacionadas

OPORTUNIDADE

Guarapuava abre teste seletivo para programa de residência médica

PANDEMIA DA COVID-19

Saúde de Guarapuava registra 34 novos casos de covid-19

BOA NOTÍCIA

Guarapuava entra no segundo dia de vacinação contra a covid-19

Comentários