22/08/2023
Cotidiano

Instituto trabalha na recuperação de dependentes químicos

imagem-67564

Numa área de 12 mil metros quadrados no Bairro Santana em Guarapuava, em convívio com a natureza, um portão e muros separam duas realidades. No lado de fora, o cotidiano com suas ciladas, tendo a droga, lícita ou não, como isca. Na parte interna, dependentes químicos que buscam se livrar do álcool, da cocaína e, principalmente do crack, droga de maior incidência.

É nesse espaço que está localizado o  IASEF (Instituto Amanhecer Sem Fome), cujo trabalho é coordenado pelo Pastor Vanderlei Mello, da comunidade evangélica Cristo é Verdade.

Mantido apenas por doações de famílias dos internos e de sociedade, incluindo o trabalho voluntário de 15 pessoas, o IASEF acolhe atualmente 55 internos, somente homens, na faixa etária entre 18 e 55 anos. Ainda há 10 vagas.

De acordo com o Pastor Vanderlei, o Instituto que existe desde 10 de abril de 2008, já é reconhecido como entidade de utilidade pública. O regime é de internato com aconselhamento, tratamento médico, apoio espiritual. “As nossas atividades são de informação, prevenção e combate ao uso de drogas”.

O tratamento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social vai ceder uma equipe multidisciplinar durante quatro dias da semana. “Psicólogo,  enfermeira, assistente social, arte-educador”, se revezam cada dia da semana para o desenvolvimento de atividades. O fato de um gestor público fazer um enfrentamento às drogas no município é inédito no País”, diz o psicólogo e especialista em dependência química Giovani Jakulski que é diretor do Departamento de Departamento de Políticas Públicas Sobre Drogas, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Durante o dia, os internos participam também de atividades diversas. “São eles que cozinham; participam de palestras; laborterapia. Alguns moram aqui e já trabalham fora porque terminaram o tratamento. Como não possuem vínculo familiar, quiseram ficar”, diz o pastor.

A abordagem é feita em ruas e praças da cidade. O chamariz é a sopa que é servida às segundas e sextas feiras. “Saímos de carro distribuindo a sopa, conversando com as pessoas e quem deseja se livrar da droga é trazido para cá", afirma o Pastor Vanderlei. O tratamento dura nove meses e é gratuito. A maioria dos internos hoje é de outros municípios.

SERVIÇO – O IASEF fica na Rua Joaquim Ozório Duque Estrada, 64 anos, Santana – Fone- (42) 9976 4988.
Contribuições podem ser feitas no Banco Itaú – Agência 3857 – C/C 23584-4

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.