Inverno terá grandes variações de temperatura e poucas chuvas

Guarapuava – O inverno 2009, que começa às 2h45min do próximo domingo (21), terá poucas chuvas, bem distribuídas espacialmente, acompanhadas de trovoadas e ventos moderados no Paraná. As temperaturas terão forte variação durante a estação mais fria do ano. Há possibilidade de geadas em boa parte do Estado, com menor probabilidade no Norte e mais riscos para as regiões mais altas, em áreas dos municípios de Palmas, Guarapuava e Inácio Martins. As previsões foram divulgadas nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Tecnológico Simepar, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A previsão das temperaturas para o trimestre julho-agosto-setembro/2009 é que fiquem próximas da média dos anos anteriores. Conforme as últimas atualizações, a situação climática em escala global indica que no decorrer do trimestre haverá um processo de alteração no cenário climático em grande escala. Ao longo deste ano, a presença do fenômeno La Niña influenciou de maneira significativa nos regimes de chuvas e de temperaturas no Paraná, inclusive com uma situação de estiagem em algumas regiões.
As previsões climáticas baseadas em modelos de previsões dinâmicos e estatísticos indicam que no trimestre julho-agosto-setembro a situação de grande escala se evoluirá para um El Niño, sendo que sua consolidação se dará na primavera de 2009, com efeitos nos regimes de precipitação e temperatura. As informações climáticas são atualizadas mensalmente, com horizonte de previsão de três meses. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 41 3320 2020 e no endereço www.simepar.br.

(AEN)

Relacionadas

PANDEMIA DA COVID-19

80ª morte por covid-19 é confirmada em Guarapuava

PANDEMIA

Saúde divulga Nota Orientativa sobre prevenção de variantes do coronavírus

MAIS CHUVA

Última semana de janeiro será de tempo instável em Guarapuava

Comentários