Ipem inicia a fiscalização de produtos natalinos

Começou a verificação dos artigos natalinos postos à venda no comércio de todo o Estado. O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM), por meio de sua sede central em Curitiba e de suas regionais no interior, está fiscalizando produtos específicos de consumo nas festas de fim de ano.

A fiscalização é direcionada a produtos natalinos expostos com maior evidência nos locais de revenda para as festas de final de ano, entre os quais panetones, nozes, castanhas, avelãs, vinhos, espumantes, champanhes, frutas secas e cristalizadas, pernil suíno e tender, entre outros. O objetivo é conferir se o consumidor está levando para casa produtos com qualidade em conformidade. Os técnicos do instituto verificam se as dimensões e o peso dos produtos estão de acordo com o que está detalhado na embalagem.

Inicialmente, os produtos selecionados são avaliados em caráter prévio, com cinco amostras de cada item pesadas no próprio local de revenda. “E em caso de suspeita de irregularidade são coletados para verificação mais apurada nos laboratórios do Ipem, até porque produtos em volume devem ter controle de temperatura e medição de sua massa específica para determinação do valor real quantitativo”, explica Sergio Camargo, gerente de Pré-Medidos do Ipem, responsável pela fiscalização.

Algumas amostras já estão sendo examinadas nos laboratórios e deverão ter seus resultados divulgados nos próximos dias.

Fonte: AEN

Relacionadas

IMUNIZANDO A POPULAÇÃO

Saúde de Guarapuava já vacinou 2.377 pessoas

LUTO

Santa Casa de Irati lamenta morte de médica por covid-19

SUSPENSÃO

Governo suspende exigência de prova de vida de aposentados federais

Comentários