22/08/2023
Cotidiano Região Segurança

Irati agora conta com sede da Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati foi criada para contribuir com as estruturas existentes das Polícias Militar e Civil, Ministério Público e Poder Judiciário

Patrulha Maria da Penha 03

A Patrulha tem atendimento 24 horas (Foto: Secom/Prefeitura de Irati)

O crescente número de casos de violência contra a mulher é um tema cada vez mais discutido em todas as cidades. Mulheres que sofrem qualquer tipo de violência, seja ela física, sexual ou psicológica, devem procurar apoio. Para dar ainda mais apoio à ocorrências de violência às mulheres iratienses, foi inaugurada a sede própria da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati.

Assim, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati foi criada, por Lei, para contribuir com as estruturas existentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário. Além disso, irá funcionar em expediente normal, mas também em sistema de plantão 24 horas, todos os dias da semana.

Nos dias atuais, prevenir e combater a violência contra as mulheres iratienses é tarefa das mais complexas. Assim, exige, como política pública, a articulação de diferentes serviços em uma rede integrada de atenção à mulher que vive em situação de violência.

Além da sede própria, a administração municipal colocou à disposição dois veículos para o desenvolvimento dos serviços. A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Irati, efetuou a doação de mesa e cadeiras para atendimento às mulheres na sala de escuta especializada.

(Foto: Secom/Prefeitura de Irati)

SEDE

O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Irati, Claudio Adão, declarou que “Irati dá um passo muito importante, pois nós vemos hoje, na mídia, as notícias de violência contra a mulher proliferarem. Trabalhando junto com a sociedade organizada, esta Patrulha será fundamental para proporcionar mais segurança às mulheres em situação de risco”.

Para o prefeito de Irati, Jorge Derbli, “é uma conquista que vai ficar na história da cidade. Não só pelo espaço apropriado, não só pelos dois veículos novos. Mas para romper com um sistema nocivo em que a mulher sofre violência e, sem recurso, permanece junto do agressor”. O prefeito ressaltou que, “segundo a Procuradoria do Município, em Irati temos 374 medidas protetivas. Isso ocorre quando o cidadão não pode se aproximar da mulher, em razão de violência cometida”.

ATUAÇÃO

No cotidiano dos serviços, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati atenderá as vítimas de violência doméstica e familiar que solicitam as medidas protetivas previstas em lei. Para tanto, recentemente todo o efetivo da Guarda Municipal fez Curso de Formação sobre a Lei Maria da Penha, ministrado por oficiais da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Como estabelece a Lei, para garantir a efetividade dos serviços propostos as ações serão desenvolvidas de forma integrada entre as secretarias municipais, as autoridades e a sociedade civil organizada.

Segundo a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), até 2019, os municípios paranaenses que possuem atuação da Patrulha Maria da Penha são Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu,. Além de Toledo, Arapongas, Ponta Grossa, Sarandi. E ainda Maringá, Cascavel, Pontal do Paraná, Araucária, Paranaguá, São Miguel do Iguaçu. Por fim, São José dos Pinhais, e Apucarana.

ATENDIMENTO

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati tem telefone de plantão, 24 horas, todos os dias da semana. Assim, para atendimento a ocorrências de violência doméstica e familiar contra a mulher, o telefone é 9 9117 5939, que é o número do Serviço de Abordagem Social. Também podem ser utilizados o telefone 153, da Guarda Municipal, e o 190 da Polícia Militar.

Em horário normal de expediente o telefone fixo da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati é 3422 6117.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.