Nesta Sexta-Feira Santa (18), Irati se transforma em palco de uma das mais marcantes manifestações culturais e religiosas da região: a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 27ª edição, o espetáculo começa a partir das 19h30 na pista de laço Ney Cabral, no CT Willy Laars. A entrada é gratuita e o público é convidado, de forma voluntária, a doar 1 kg de alimento não perecível. De acordo com a organização, a arrecadação vai para o Provopar.
Encenada pelo grupo de teatro ‘São Francisco de Assis’, a montagem, conforme a Prefeitura, está no ranking de uma das maiores do interior do Paraná. Isso porque reúne cerca de 400 voluntários, entre atores, figurantes, equipe técnica e apoio. Sadi Cabral atua no espetáculo religioso há 25 anos.

Sadi Cabral (Foto: reprodução/Instagram oficial da Paixão de Cristo)
A estrutura do evento cresceu significativamente nos últimos anos, especialmente após a mudança para o espaço coberto do CT, que oferece arquibancadas e conforto ao público, inclusive em caso de chuva.
De acordo com o diretor do espetáculo, Célio Marcos de Oliveira (Kinho), foram semanas de trabalho intenso para preparar os 18 cenários e as 26 passagens que compõem a apresentação.
Com transmissão ao vivo pela internet e telões no local para melhor visualização, o espetáculo da Paixão de Cristo em Irati é mais que uma apresentação: é um momento de fé, reflexão e conexão comunitária. Uma tradição que se renova a cada ano e segue emocionando gerações.

Cena da Paixão de Cristo (Foto: redes sociais)
NOVIDADES
A cada edição, a encenação passa por ajustes criativos que mantêm viva a tradição sem perder a essência da história. Este ano, o público vai se surpreender com uma nova introdução: a peça começa nos dias atuais, com uma cena envolvendo uma família e um avô que narra a história de Jesus, conduzindo o público para a narrativa bíblica. “É uma forma de criar conexão entre o presente e o passado, fazendo com que todos se sintam parte dessa história.”

Leonilton dá vida ao personagem central da Paixão. O ator encena o espetáculo desde 2001 (Foto: rede social)
PREFEITURA PARCEIRA
A Prefeitura de Irati é parceira do projeto. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, João Vitor Sviech, o apoio estrutural é fundamental. “Disponibilizamos o espaço do CTG, além de outros recursos logísticos.”
Leia outras notícias no Portal RSN.