Irati emite novo decreto e flexibiliza horários do comércio

As novas determinações revogam o texto emitido anteriormente. O toque de recolher segue vigente a partir das 22h e o comércio pode atender até as 20h

Comércio teve horário de atendimento definido entre 6h e 20h (Foto: Kelly Ramos/Portal Clique)

Mesmo depois da confirmação de 103 casos de covid-19 e do registro de duas morte em decorrência da doença, a prefeitura de Irati emitiu no fim da tarde dessa terça (21), um novo decreto. O texto revoga orientações anteriores e flexibiliza horários de atendimentos e outras atividades que estavam restritas.

Ainda conforme as informações, as determinações sobre o toque de recolher, que estava vigente desde o dia 23 de março, também foram alteradas. Agora, a população deve cumprir o toque de recolher a partir das 22h. Assim, neste período a população deve se manter em confinamento domiciliar, sendo proibida a circulação de pessoas, exceto quando necessário o uso de serviços essenciais como setores de saúde e serviços funerários, por exemplo.

COMÉRCIO

De acordo com o texto, o comércio, exceto farmácias e postos de combustíveis, teve o horário ampliado, e agora pode atender das 6h às 20h de segunda a sábado. Nos domingos e feriados o horário é das 6h às 14h. A prefeitura tinha aderido ao lockdown aos fins de semana e feriados.

Porém, também estão previstas no decreto, uma série de medidas que devem ser adotadas pelos comerciantes. Desse modo, todos os estabelecimentos devem ter uma pessoa responsável e devidamente identificada para orientar a população sobre a distância mínima de dois metros. A disponibilização de álcool gel 70% também é obrigatória.

Segundo o decreto, os serviços por delivery poderão funcionar todos os dias, das 6h às 22h. Até então era permitido o funcionamento apenas até às 21h. Além disso, os supermercados devem organizar o controle de entrada de pessoas, com fichas numeradas. Sendo que o máximo permitido é 40% da ocupação máxima definida pelo Corpo de Bombeiros. Ainda conforme as determinações, apenas uma pessoa por família pode entrar por vez e é proibida a entrada de menores de 12 anos.

REIVINDICAÇÕES

De acordo com o Portal Clique, na última segunda (20) um grupo de empresários esteve na prefeitura de Irati onde sugeriu 15 medidas a serem adotadas pelo município. Além disso, solicitaram a flexibilização de horários e espaços públicos.

A desobediência das normas pode acarretar multas em pessoas físicas e empresas. Casos de reincidência podem gerar a suspensão da licença de funcionamento por 30 dias. As novas medidas estabelecidas pelo decreto 210/2020 passaram a vigorar a meia-noite desta quarta (22).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

COVID-19

Alerta epidemiológico crítico em Guarapuava chega ao fim nesta terça (4)

ENTRETENIMENTO

Shopping Cidade dos Lagos recebe Marcos Piangers para live beneficente de Dia dos Pais

MELHORIAS

Paranacidade beneficia 28 cidades da Região de Guarapuava

Comentários