22/08/2023



Geral

Irritação de Carli marca Audiência Pública sobre Hospital Regional

imagem-37150

A Câmara de Vereadores de Guarapuava sediou na manhã de hoje (13) uma Audiência Pública para discutir a necessidade de um Hospital Regional no Município. O resultado da Audiência foi a definição de que o Legislativo irá compor uma Comissão Técnica para estudar a viabilidade da criação do Hospital.

A Audiência Pública foi proposta pelo presidente em exercício da Câmara, João Carlos Gonçalves, o “João do Napoleão”, que se baseou nos problemas enfrentados pelo setor na região. “Guarapuava é polo regional de atendimento à saúde. Um Hospital Regional pode solucionar os problemas dos municípios e desafogar o atendimento dos hospitais já em atividade”, enfatizou o presidente.

Em seu pronunciamento, o deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) destacou a importância de trazer o assunto à discussão, mas criticou a difamação que está sendo realizada com os hospitais de Guarapuava. “É importante colocarmos em discussão a possibilidade de criarmos um hospital regional. Mas não podemos deixar de lado os hospitais que tanto têm feito em prol das vidas da população regional. Não podemos aceitar que difamem o trabalho que vem sendo realizado”, enfatizou o deputado.

Cesar Filho disse ainda que pela importância e pelo grande volume de recursos que o projeto do hospital demanda é necessário que haja envolvimento regional. “Nós já provamos que quando há uma causa coletiva e todos os setores se unem em torno dela, como é o caso da UTFPR, por exemplo, nós conseguimos. Novamente é necessário que haja essa união em torno de um assunto de tamanho interesse público. Somente com a soma de esforço conseguiremos sensibilizar o governo do Paraná sobre a necessidade dessa questão em Guarapuava”, afirmou o deputado.

Discussões

A Audiência Pública foi marcada por constantes interrupções do prefeito Luiz Fernando Ribas Carli aos diversos oradores. Toda vez que algum dos oradores criticava o serviço de atendimento básico da saúde em Guarapuava, Carli se alterava e, mesmo sem microfone ou sem solicitar a palavra, questionava a posição do orador.

A interrupção mais marcante de Carli foi com o presidente da UGAM, Jacir Queirós. Queirós questionou a qualidade de atendimento nos postos de saúde e a distribuição de medicamentos gratuitos à população. Irritado, Carli debateu com Jacir e questionou os dados apresentados pelo presidente da UGAM. O presidente da Câmara decidiu cortar o microfone do orador (Jacir) e encerrar a sua participação.

Carli também interferiu no discurso do provedor do Hospital São Vicente de Paulo, Antonio Cezar Ribas Pacheco, que fazia uma apresentação técnica dos trabalhos prestados pelo hospital à população regional. As constantes interferências de Carli à apresentação do provedor, acabaram fazendo com que sua apresentação não fosse concluída.

Dados apresentados pelo chefe da 5ª Regional de Saúde, Vinicius Traiano, que davam conta de que uma em cada três pessoas que buscam atendimento médico em Guarapuava não precisaria do internamente, caso tivesse recebido o devido atendimento nos postos de saúde, também foram rebatidos por Carli. “Sabemos de todas as dificuldades que os municípios e o Estado encontram. Mas se o atendimento básico for feito com mais qualidade, conseguiremos desafogar o atendimento nos hospitais”, enfatizou Vinicius. O chefe da Regional apresentou ainda relatório dos investimentos feitos pelo governo do Estado no setor da saúde nos últimos anos em toda a região.

Carli também questionou os números do atendimento básico, transformando a Audiência Pública numa discussão sobre a saúde de Guarapuava e fugindo do foco, que era o Hospital regional.

O Audiência Pública contou ainda com a presença dos deputados estaduais Bernardo Carli e Artagão de Mattos Leão Junior, além dos prefeitos Elias Farah Neto, de Candói, Emilio Altemiro Lazareetti , de Campina do Simão e Olivo Agostinho Calsa, de Goioxim. Também participaram representantes de entidades organizadas e da comunidade civil. Todos se manifestaram e expressaram sua opinião sobre a necessidade e importância de um Hospital Regional em Guarapuava.

Falando “em nome do povo de Guarapuava”, o último orador da Audiência Pública foi o presidente do PP no Município, Fabio Ribas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo