22/08/2023



Cotidiano

Itaipu apaga luzes da barragem neste sábado

Usina adere à Hora do Planeta, iniciativa da World Wide Found for Nature (WWF)

Hora do Planeta

Usina de Itaipu (Divulgação)

Pelo oitavo ano consecutivo, a usina de Itaipu em Foz do Iguaçu manterá as luzes ornamentais da barragem apagadas neste sábado (24), como forma de adesão à Hora do Planeta, iniciativa internacional da World Wide Found for Nature (WWF). Neste dia, os 519 refletores e as 112 luminárias da atração turística noturna ficarão desligados para representar o engajamento da binacional na ação, que pretende conscientizar comunidades do planeta inteiro sobre o aquecimento global.

A iniciativa pede que todos os povos apaguem as luzes por 60 minutos – das 20h30 às 21h30 (horário local). Em Itaipu, apenas as luzes de serviço – necessárias à segurança do empreendimento – serão mantidas acesas. A produção de energia não é afetada.

No sábado, a opção de passeio noturno será o Polo Astronômico, com saída às 19h30 do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu. Os turistas que desejam ver a Iluminação da Barragem neste fim de semana podem conferir o atrativo na sexta-feira (23), às 20h. As reservas podem ser feitas pelo site.

No ano passado, a Hora do Planeta contou com ações em 187 países e territórios, com mais de três mil monumentos apagados. Em 2018, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília já confirmaram a adesão.

AÇÃO

A Hora do Planeta pretende alertar a relação dos hábitos humanos e as mudanças do clima, com impacto na biodiversidade. Nesta edição, o novo slogan da iniciativa é #ConectadosNoPlaneta, hashtag lançada para que os internautas postem imagens do engajamento na ação.

Qualquer pessoa ou empresa pode aderir à campanha. Para isso, basta apagar as luzes neste sábado (24), das 20h30 às 21h. O site oficial do evento fez um guia com ideias do que pode ser feito durante os 60 minutos “no escuro”, pelo bem da Terra

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo