Cerca de 80 hospitais filantrópicos do Paraná começarão a usar energia solar para reduzir os custos com eletricidade. De acordo com a Itaipu Binacional, a previsão de economia anual soma cerca de R$ 12 milhões. Esse valor vai se transformar em melhorias no atendimento à população, como contratação de profissionais de saúde e compra de medicamentos.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Itaipu Binacional e a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa). O investimento totaliza R$ 82 milhões, sendo quase todo financiado pela Itaipu.
O anúncio do programa ‘Itaipu mais energia’ ocorreu nesta segunda (31), em Londrina. Teve a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Conforme ele disse, pela importância a parceria poderá ser replicada em todo o Brasil com outros parceiros.
Estamos discutindo com a Caixa, que já financia as Santas Casas de diversas formas, uma proposta para dar mais recursos para essas instituições.
E o ministro disse que o programa da Itaipu é um exemplo de como gerar mais recursos. “Além de reduzir os impactos das mudanças climáticas e levar a transição energética para a área da saúde”.
SÃO VICENTE E NOVO SANTA TEREZA
O projeto faz parte do programa ‘Itaipu Mais que Energia’ e vai atender hospitais que atendem principalmente pacientes do SUS. Em Guarapuava, o Hospital São Vicente ‘Cidade dos Lagos’ integra o programa. O excedente de energia será distribuída para o Novo Santa Tereza.
Conforme a Itaipu Binacional, a economia com energia solar representa 35% da demanda elétrica desses hospitais. A Itaipu acompanhará a geração de energia nos primeiros três anos para avaliar o impacto e potencial de replicação do modelo em outras regiões.
Além do benefício econômico, o projeto é uma ação sustentável, que reduzirá os impactos ambientais e auxiliará na melhoria do atendimento à saúde.
Leia outras notícias no Portal RSN.