Produtores que não possuem a documentação da área onde moram estão reunidos na manhã desta quinta-feira (01), na comunidade Todos os Santos, em Pinhão, com representantes do ITCG (Instituto de Terras Cartografia e Geografia). O presidente do órgão no Paraná, Amilcar Cavalcante Cabral participa ao lado do prefeito Dirceu de Oliveira e outras autoridades. De acordo com o chefe regional do ITCG, Adelino Bridi, os encontros visam esclarecer e orientar produtores que não possuem a área legalizada para o projeto de regularização fundiária proposto pelo Governo do Paraná. Nessa localidade, há cerca de 250 cadastros, média que se repete nas demais localidades da região de Guarapuava.
De acordo com Bridi, a regularização possibilita a inclusão de pequenos agricultores a linhas de financiamentos e a programas oficiais. “Isso possibilita custeio, investimentos, benfeitorias, casas e outros que resultam na qualidade de vida das famílias que vivem na área rural”.
Ainda nesta quinta-feira, o ITCG estará em Reserva do Iguaçu, às 14 horas, no Parque dos tropeiros. A reunião já foi realizada em Nova Tebas e o próximo município que vai sediar o encontro será Pitanga com data a ser definida.
Foto: Adelino Bridi, chefe regional do ITCG