Jerônimo faz ‘live’ e lança livro para comemorar o aniversário de Turvo

Turvo comemora 38 anos de emancipação política nesta terça (12). Por causa da pandemia da covid-19 a comemoração é restrita

Jerônimo faz ‘live’ para comemorar o aniversário de Turvo (Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

Você conhece este lugar? Essa pergunta está sendo feita aos moradores de Turvo e refere-se a fotos antigas postadas no site da Prefeitura. O projeto que tem como um dos desenvolvedores o publicitário Maurício Pilati, edita um livro com fotos que remontam a história do município.

Conforme Maurício, o lançamento será nesta terça (12), dia em que Turvo comemora 38 anos de emancipação política. Antes o Turvo pertencia a Guarapuava. De acordo com o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, as comemorações estão restritas ao hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraná e Turvo.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Esta manhã, o prefeito fará uma ‘live’ pelo facebook da prefeitura. “Neste ano estamos sem comemoração pública por causa da pandemias, mas o nosso maior presente será livrar os turvenses do novo coronavírus. Para isso estamos cumprindo com todos os protocolos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Também editamos decretos que objetivam a prevenção contra a propagação da covid-19”.

Antiga escola onde hoje é a Prefeitura (Foto: Reprodução/Facebook da Prefeitura)

LIVRO

Uma foto da antiga escola onde os professores Evaldo e Janete, ambos falecidos num acidente, davam aulas. Uma imagem postada no presente, mas que remete a uma passado feliz. É assim que ex-alunos se manifestaram ao se deparar com a foto.

“Antiga Escola Estadual (João Ferreira Neves, se não me engano) que depois passou a abrigar a Prefeitura Municipal de Turvo. Na parte de cima tínhamos a quadra esportiva (saudade dessa quadra). Mais acima, que não aparece na foto, existiam salas que eram utilizadas para catequese e abrigou por um tempo a Biblioteca da Escola Estadual Edite Cordeiro Marque (se não me falha a memória, até o ano de 1983 ou 1984.) É o mesmo local onde hoje é a Prefeitura”, escreveu Sidinei Antonio Bührer.

“Lembro da prefeitura, posto telefônico, lembro das aberturas dos jogos municipais”, disse Marcos de Souza.
“Esse era um colégio depois a prefeitura onde o professor Edvaldo e Janete davam aula”, recordou Ruth Nelma Weber Fiuza Krikowski. “Bem lembrado. Eram tanto amigos”, se manifestou Ruth Venski. “Estudei nesta escola. Lembro quando caía aquela geada e  ficávamos procurando um lugar pra se aquecer era muito frio”, diz Claci Rickli.

De acordo com Maurício Pilati, o livro não está finalizado. “Cada foto que nos mandarem será colocada no livro. E pedimos que as pessoas que tem essas lembranças nos mandem para que possamos resgatar a história do município”.

O foto-livro será lançado às 12h desta terça (12) no Facebook da Prefeitura em formato de álbum.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

MAIS CONFIRMAÇÕES

Guarapuava registra cinco novos casos de covid-19 em 24h

BALANÇO SEMESTRAL

Polícia Ambiental registra aumento de prisões e resgates de animais

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com