22/08/2023
Guarapuava

João defende o enxugamento da máquina pública

imagem-119810

Da Redação

Da Redação

Guarapuava – Com uma campanha simples, mas criando alternativas para chegar até o eleitor, João Alberto Nieckars (Rede Sustentabilidade) tem como uma das principais propostas, se eleito, o enxugamento da máquina pública. “Vamos cortar 75% dos 400 cargos comissionados, cujos salários variam entre R$ 1 mil e R$ 10 mil. Nieckars apresenta 45 motivos para que seja o escolhido do eleitor. Conheça: 

ENXUGAR A MÁQUINA PÚBLICA

•    O número de funcionários comissionados da prefeitura é excessivo, são quase 400 cargos não concursados que foram indicados pelo prefeito.
•    Os salários dos comissionados variam de mil a mais de dez mil reais, com esse volume de recursos, os gastos aproximados da prefeitura para esses salários é de mais de 2 milhões por mês
•    Vamos cortar 75% desses 400 cargos. A prefeitura de uma cidade de médio porte como Guarapuava funciona muito bem com menos de 100 funcionários comissionados para os cargos nos quais seja realmente essencial uma contratação temporária e comissionada.
•    Temos que aproveitar melhor os funcionários concursados do município, por estarem há anos dentro da Prefeitura eles entendem muito melhor as necessidades e as qualidades de cada setor. Por serem permanentes, garantem a continuidade dos projetos e do conhecimento. Por terem se dedicado e escolhido a profissão de servidor público, merecem nossa confiança e prestigio.

CONSÓRCIO DE PRODUÇÃO E ALIMENTAÇÃO 

•    Formular e desenvolver política local de segurança alimentar e nutricional sustentável, visando a implantação de programas de transferências de alimentos (ex. banco de alimentos, restaurante popular e hortas comunitárias); estimular o plantio em pequenos espaços e hortas (hortas familiares);
•    Possibilitar a discussão sobre assuntos que envolvem a alimentação e valorizar as boas práticas alimentares; diagnosticar o estado de nutrição nas diversas fases da vida, com ênfase às crianças e idosos consolidando a parceria das Secretarias municipais de Educação e Assistência Social (Provopar);
•    Criar ou fortalecer uma rede de comunicação informal onde os participantes tenham acesso a informações sobre seus direitos e deveres, relacionados à qualidade de vida e alimentação, a abertura da administração pública através de seus canais competentes de transparência a serem redimensionado;
•    Desenvolver atividades de formação de empreendimentos com base na economia solidária, estimulando ações de geração de renda e quali¬ficação profissional, formação profissional desenvolvida pelo município em convênios com organismos estatais e/ou privados.
   

PARTICIPAR DE REDES INTERNACIONAIS

Promover diálogos, intercâmbios e aprendizagens entre organizações da sociedade civil, institutos de pesquisa e governo, baseando-se em inovações e expressões de deocracia. 

RESTAURANTES POPULARES

Com o aumento do tempo de hora produção, impossibilitando que o o trabalhador se desloque para sua residência para seu almoço; o estudante sem tempo hábil entre a trabalho e a escola noturna (universidade, profissionalizante, etc.), os restaurantes populares têm se apresentado em centros urbanos como a solução pratica e sustentável de alimentação não só do trabalhador, mas de transeuntes locais.  
 

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NAS ÁREAS URBANAS

Retomar, motivar, incrementar, fomentar a população a ocupar as áreas urbanas ociosas, bem como os pequenos espaços em seus quintais.  A prática começou a cair em desuso, no início do século XX, principalmente nas regiões que se urbanizaram sem considerar sua própria experiência na subsistência e sustentabilidade. Com o advento das tecnologias alternativas, a horta comunitária, bem como a horta doméstica/comunitária ganha espaço gourmet, e vem de encontro com as diretrizes de sustentabilidade, desafio do século XXI. 
 

SEGURANÇA PÚBLICA: GUARDA MUNICIPAL

•    Vamos buscar os recursos federais que estão disponíveis para criação de uma Guarda Municipal. Uma demanda antiga que nunca foi encampada pelos governantes.
•    A Guarda Municipal vai promover o policiamento das regiões centrais, onde centenas de pessoas transitam diariamente.
•    Ajudará a fiscalizar o trânsito e direcioná-lo.
•    Ajudará as pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, fazendo boletins de ocorrência de acidentes no ato em que o problema aconteceu.
•    Vai fiscalizar e manter a ordem nas praças e demais locais públicos.
•    Vai desafogar o trabalho da polícia civil e militar, ajudando no transporte de fiscalização em situações de menor perigo.

PROJETO EM REDE: VIZINHANÇA SOLIDÁRIA E PROTEGIDA

A comunidade guarapuavana unida em um sistema de cooperação mútua, a exemplo de vários bairros em cidades brasileiras, com participação ativa engajamento, mostra-se como uma das formas mais eficazes de prevenção. 

CADEIA PÚBLICA – UMA IDEIA PARA A SEGURANÇA PÚBLICA

O Município de Guarapuava, considerada uma cidade polo regional, com perspectivas de crescimento em geral, com o consequente aumento dos problemas relacionados com a violência ou a criminalidade, necessariamente deverá se preocupar em buscar avanços na área da Segurança Pública, sob pena de insustentabilidade do setor, notadamente quanto a já precária situação do cárcere em Guarapuava, PR., em específico, o Secat anexo à 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava, PR., o qual possui uma fraca estrutura, antiga, superlotada, com problemas de insalubridade, perigosa e com constantes fugas e tentativas de fugas, colocando em risco a integridade e a vida alheia, sejam de presos, seus familiares, policiais, agentes de cadeia, agentes penitenciários, vizinhos do local e cada indivíduo da cidade, estão em permanente ameaças e riscos em seu cotidiano, situação que ao invés de propiciar a ressocialização do interno, gera ainda mais violência, desaguando na reincidência ou multirreincidência, situações que são reais e já ocorrem de longa data.
O objetivo geral é buscar influenciar politicamente as autoridades do executivo municipal e estadual, para a necessidade da construção de um Centro de Detenção e Ressocialização em Guarapuava, a qual representa toda uma região e que ainda não dispõe de um setor com condições melhores e mais seguras para abrigar presos.  
Justifica-se o proposto pois o problema acerca do cárcere em Guarapuava, é motivo de constantes preocupações e, no entanto, apesar do passar do tempo, não surgem soluções ou perspectivas que algo de concreto venha a ser realizado para minimizar tais problemas, sendo certo, que o aumento crescente da violência está intimamente interligado com a precariedade do Secat anexo à 14ª SDP., portanto sendo um problema de extrema relevância social.

EDUCAÇÃO
•    A educação deve ser gerida por quem mais entende dela: os professores! 
•    Chega de colocar como secretário da Educação, pessoas que nunca trabalharam na área da educação pública e que não tem noção de quais são as maiores qualidades e nem sobre quais são os maiores problemas.
•    Vamos atuar junto com o SISPEMUG e escolher um gestor (secretário) que venha de dentro da própria educação municipal.
•    Reestruturar a educação municipal e modernizá-la!
•    Redefinir a grade curricular!
•    Recursos do FUNDEB (Fundo da manutenção e desenvolvimento da educação básica e da valorização dos profissionais da educação) 
•    Participação de pais e professores no Conselho Municipal de Educação, devemos alcançar as melhorias educacionais. 
•    Dar mais liberdade para as instituições de ensino gerirem seus micro orçamentos, devidamente fiscalizados.
 

REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO

Na virada do século XX, havia uma motivação inerente que seria necessária uma maior participação do cidadão das decisões da ‘polis’ que estava inserido. As decisões não deveriam ser mais tomadas em gabinetes de governos. Culturalmente, no Brasil interiorano, a população aguarda de seus governantes decisões políticas, econômicas, mobilidade social, saneamento básico, esperando com isto uma melhoria na condição social de sua cidade bem como de sua própria existência. Não levando em consideração o custo social e financeiro de tal atitude. No município de Guarapuava, está previsto pela Lei Orgânica, este mecanismo de consulta popular.

PARQUES BONITOS E PARCERIAS PRIVADA:

O custo de manutenção para a administração pública de parques e jardins no município aumentam gradativamente, por outro lado as receitas públicas tendem a diminuir através de concessões econômicas de cunho  político. Também por outro lado, são desprovidos de infraestrutura de lazer sustentável. A opção, premiada nos anteprojetos de todos os parques temáticos do município é a oferta pelo mesmo, para micro e pequenos empresários de estrutura para instalação de lanchonetes, restaurantes, feiras artesanais permanentes, entre outros. 

PARCERIAS TECNOLOGICAS PÚBLICO/PRIVADO

Nota-se a indisposição do administrador público em promover junto ao empresariado a capacitação de mão-de-obra, delegando esta atribuição ao setor privado (Sesc, Senac, Senai, entre outros) que ofertam cursos de longa duração, com elevado custo financeiro ao desempregado e aquele que busca aprimoramento profissional. Através de convênios, a municipalidade pode ofertar esta ferramenta social sem onerar seus munícipes. A capacitação profissional em todas as esferas deve deixar de existir como propaganda institucional e ser uma realidade local. 

SAÚDE PÚBLICA: PARCERIA COM AS UNIVERSIDADES/ESTÁGIOS

•    Muitos dos atendimentos prestados nas UPAs e PSFs são de menor complexidade, e portanto podem ser acompanhados por vários outros profissionais da saúde, que não somente médicos.
•    Vamos firmar parcerias com as faculdades (Unicentro, Guairacá, Campo Real e outros) para estágios supervisionados dentro das unidades de saúde, para as mais diversas áreas: Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina (quando vier), Biomedicina, Farmácia, Educação Fisica, etc.
•    Vários problemas resolvidos: postos com mais estrutura e com mais pessoal para atendimento rápido e sem esperas! Estágio remunerado para estudantes! Alocação de estágio obrigatório para as universidades! Custo baixo e efetividade!

CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL AO PACIENTE DIABÉTICO 

O objetivo maior é promover a atenção integral ao paciente diabético, possibilitando o aprendizado aos indivíduos e a coletividade que os torne capazes de viver a vida com qualidade em suas diversas etapas de lidar com as limitações impostas por eventuais enfermidades. Com a devida capacitação de equipes básicas, equipe clínica, e a adequação das equipes, aliados aos agentes comunitários de saúde, a facilitação de processos validadores de analise na identificação precoce de pacientes com complicações sistêmicas do diabetes, baixa consideravelmente os custos públicos e familiares com o tratamento da enfermidade. 

MAIS DE UMA EMPRESA DE ÔNIBUS

•    Nós vimos recentemente a empresa prestadora de serviço de transporte público envolvida em um imenso escândalo de fraude de licitação.
•    A prefeitura não se posicionou sobre isso.
•    Precisamos possibilitar que em Guarapuava mais de uma empresa preste o serviço de ônibus, a exclusividade tem sido maléfica: ônibus superlotados, carros velhos, falta de pontualidade, poucos horários e poucas linhas.
•    Vamos repensar a prestação do serviço de transporte, pra que ele seja realizado por mais de uma empresa. O contrato da empresa será revisado e se existir a menor possibilidade de abrir esta licitação (termos mais uma empresa), o faremos!

RUAS EXCLUSIVAS PARA PEDESTRES AOS FINAIS DE SEMANA:

Finais de semana e feriados, a ocupação do eixo central urbano do município deve priorizar o pedestre e sua família. 

Possibilitar aos pedestres que utilizem a Saldanha Marinho e a XV de Novembro como pista de corrida, de bicicleta, de skate, aos domingos.

Dar uma nova cara ao centro de Guarapuava aos domingos.

Gerar renda para os ambulantes.

Possibilitar que o comércio, caso queira, preste serviços aos usuários da rua aos domingos.

Levar camas elásticas, peças de teatro, etc, através da Secretaria de Educação e Cultura para as ruas para atrair pessoas, em eventos permanentes.

CORREDORES DE CICLISTAS:

Os bicicletários são uma realidade em grandes centros urbanos. Devido ao grande volume de veículos no eixo central do município, deve-se limitar sua circulação estabelecendo pontos estratégicos de aluguel e coleta/devolução de bicicletas integrados com o transporte coletivo. 

Não temos uma malha de ciclovias adequada. Precisamos permitir o trânsito por bicicletas desenvolvendo uma malha de pistas que incentivem o cidadão a usar a bike.

FUNCIONALISMO PÚBLICO:

•    Criar uma lei que efetivamente prestigie os funcionários públicos dentro de um plano de cargos e carreira.
•    Acabar com os cargos comissionados e garantir aos concursados a ascendência no trabalho, por idade e produtividade!
•    Garantir a recomposição salarial periódica dos servidores.

TEATRO MUNICIPAL

Há mais de quatro anos que o teatro municipal está pronto e nunca foi usado! Vamos abrir em definitivo o espaço para utilização pública. Poderá ser usado para eventos, formaturas. Queremos disponibilizá-lo a baixo custo, e o dinheiro será totalmente revertido para a manutenção e promoção de eventos gratuitos de cultura à população.
Problemas grandes resolvidos a custo zero e com criatividade!

CAMPO DE COMPOSTAGEM MUNICIPAL

Aproveitando a coleta seletiva já existente, pretende-se ampliá-la, incluído o aproveitamento do lixo orgânico das residências e do comércio por meio de campanhas educativas e incentivadoras. O lixo orgânico, principalmente o residencial, pode ser transformado, por meio de compostagem em adubo. Ao adotar este modelo de seleção contribui para a diminuição de ilhas de calor causadas pela excessiva impermeabilidade do solo; como regulador de clima local, melhoria da qualidade do ar respirado na cidade; na absorção de poluentes atmosféricos; na absorção de poluição acústica; no lazer e contemplação; na produção de alimento saudável, pois é de origem orgânica e a disposição gratuita para todos.

ARBORIZAÇÃO PÚBLICA: 

Baixíssimo custo de implantação e devida manutenção. Em determinadas áreas públicas como parques, praças e jardins, poderia serem plantadas arvores frutíferas regionais, diversificando assim não o aspecto de embelezamento devido à florada, bem como permitindo acesso as frutas para todo o transeunte, garantindo assim uma nova abordagem urbanística e sustentável.

Com a devida descentralização urbanística, ou seja, a urbanização periférica, também aquelas pessoas que não tem o devido acesso as frutas de estação poderão livremente, próximo as suas residências, melhorar a qualidade de sua alimentação diária. 

NOSSOS PARQUES E POMARES POPULARES

Conservar e aproveitar áreas naturais e equipamentos públicos em ambientes urbanos existentes e projetados para plantar árvores frutíferas nativas da região de Guarapuava, movimentando o poder público local e seus órgão afins, bem como o terceiro setor, a sociedade civil organizada, e tais como o Projeto Plantando Árvores Frutíferas de Guarapuava.

TRANSPARÊNCIA EFICAZ: 
•    Vamos criar uma Centro de Licitação Municipal.
•    Toda a compra pública de Guarapuava será feita exclusivamente por esse centro.
•    Teremos televisões com informações on-line de todos os pregões: valor, objeto, ganhador, concorrentes.
•    Vamos enviar todas as licitações de valores grandes para o Ministério Público, Observatório Social e Moraliza GUARAPUAVA, com tempo hábil, para que estes órgãos possam opinar sobre a compra e fiscalizá-la.
•    Vamos dar transparência TOTAL das compras municipais. Chega de direcionamento!
•    Vamos criar um site “guarapuava.licitacao” e permitir que todos os cidadãos e entidades vejam o que a Prefeitura gasta, com o que e quanto!

CRÉDITO POPULAR:

Organismo internacionais têm observado desde meados do século XX, que nos grandes bolsões de pobreza, a população que não acesso aos créditos oficiais, quer seja de bancos estatais ou de grandes conglomerados, quando tem possiblidades de financiar seu próprio empreendimento, responde positivamente com quase ou nenhuma inadimplência. Com isto diversos empreendedores pelo planeta, assistidos pelas linhas de crédito popular, têm saído da informalidade ou da linha de pobreza, para tornarem-se os gestores sustentáveis de sua própria existência. 

O pequeno produtor rural, bem como o cidadão que está longe do centro urbano, tem demonstrado que suas necessidades básicas estão sendo supridas, falta-lhe uma linha de investimentos que o capacite para novos empreendimentos em sua propriedade. 

UNIVERSIDADE DO PROFESSOR:

Com a carga hora de trabalho imposta ao profissional da área de educação das séries iniciais, sua capacitação profissional muitas vezes tem se limitado à graduação. As melhorias na qualidade de ensino, obrigatoriamente devem ser resultado de uma melhor capacitação do profissional. O município através de convênios pode oferecer mais esta ferramenta de cidadania, em espaço livre, amplo e facilitador do conhecimento. 

SURG

•    A SURG é uma empresa mista, ou seja, 50% é da Prefeitura e os outros 50% são de quem? Não se sabe!
•    Vamos acabar com a empresa mista e criar apenas uma secretaria que administrará os contratos de asfaltamento e manutenção do município.
•    A SURG é ineficiente e historicamente tem sido alvo de vários escândalos, ou de cabide de empresa de familiares ou amigos do candidato ganhador, ou servindo para compra de votos através de coações ilegais de pedra, cascalho, asfalto.
•    A SURG seve para fazer campanha política e para prestar favores.
•    Vamos acabar com essa mamata!

TERENO ONDE HOJE ESTÁ O PARQUE LACERDA WERNECK

•    O Parque de exposições esta velho, caindo, e é extremamente mal localizado!
•    Vamos tirar ele de lá, lotear e vender terrenos para construção privadas.
•    O dinheiro obtido com a venda pública dos lotes será usado para reestruturação do local.
•    Manteremos apenas o estacionamento, asfaltado e com arvores.
•    Reformaremos o ginásio e o tornaremos em definitivo a CASA DO CAD!
•    Abriremos a avenida Manoel Ribas até a rua do Sol Nascente.
•    Doaremos um lote para a OAB construir a tão sonhada nova sede!
•    Doaremos um lote de frente ao estacionamento para o TRT construir a nova sede das Varas do Trabalho de Guarapuava.
•    Construiremos uma pista poliesportiva digna ao lado do ginásio.
•    Tudo isso com o dinheiro da venda dos terrenos! Ideias simples, resultados ótimos e sem onerar a prefeitura.

OPERAÇÃO ESCOLA 

•    Nas saídas das escolas no centro de Guarapuava temos todo dia um trânsito lento e bagunçado.
•    A situação é pior nas escolas primárias, onde os pais precisam parar na frente do portão para pegar os filhos pequenos.
•    Vamos criar uma lei para instalar a Operação Escola.
•    Nas quadras em que estão os portões de saída dessas escolas, nós retiraremos o estacionamento.
•    As escolas deverão colocar cones, tonando a pista onde então era um estacionamento em um corredor exclusivo para os pais pegarem seus filhos.
•    As demais pistas da rua ficarão livres para o trânsito fluir.
•    A escola deverá manter um funcionários para assistir e coordenar essa operação, sob supervisão da Guarda Municipal.

ABRIGO MUNICIPAL DE ANIMAIS 

•    O recolhimento e tratamento de animais de rua é uma questão de respeito à vida e de vigilância sanitária, deve ser encarado com a importância devida!
•    É necessária a reestruturação do canil municipal para que passe a ser um abrigo para animais de rua, que poderá receber não só cães, mas gatos, cavalos, aves, etc.
•    Em parceria com a SPAG e outras associações, ou mesmo com particulares, o abrigo pode acolher, tratar e por à adoção os animais de rua ou abandonados.
•    A vigilância sanitária é uma responsabilidade do governo municipal e a existência de animais de rua compromete-a.
•     Parceria com as faculdades e organizações de proteção aos animais proporcionará, a razoável custo e grande resultado, a operacionalização do abrigo.

CAPELAS, SERVIÇOS MORTUÁRIOS E CEMITÉRIOS

•    A estrutura mortuária de Guarapuava está estagnada e precária.
•    Enquanto a cidade cresceu imensamente, em termos de população e extensão territorial urbana, continuamos apenas com seis salas públicas para serviços fúnebres (quatro na Santa Cruz e duas no Boqueirão).
•    Precisamos reformar a Capela Mortuária do Santa Cruz e ampliá-la, para dar mais conforto as famílias enlutadas.
•    Construiremos a Capela Mortuária do Cristo Rei, cujo terreno há anos já está disponível, mas sem uso.
•    Os cemitérios estão abandonados, sujos, sujeitos aos vândalos e saqueadores, precisamos garantir a segurança e o respeito devido a estes lugares, erguendo muros ou cercas que atendam as necessidades deste tipo específico de local.
•    O serviço de obras municipal promoverá a limpeza e conservação das áreas.
•    Faremos o mapeamento de todos os jazigos, realocando os abandonados.
•    Após o mapeamento, verificaremos a necessidade de aumento ou mesmo criação de novos cemitérios.
•    Todos os cemitérios, antigos e novos, deverão passar por reorganização ecológica, que garanta o respeito a legislação sanitária e ambiental.

 

SAE – SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

•    O SAE de Guarapuava é extremamente importante, pois garante atendimento a pacientes de risco, entretanto é muito mal estruturado, pouco pessoal, poucas especialidades, instalações inadequadas.
•    Existem duas instalações, então utilizadas como hospitais e, portanto, muito mais apropriadas para sediar o SAE do que a pequena casa onde ele atualmente está: o Hospital São Judas e o Hospital São Lucas.
•    A prefeitura irá verificar o custo benefício para a reforma e criação de um verdadeiro Centro de Atendimento Especializado (CAE), que com a mesma estrutura administrativa, possa ofertar os mesmos serviços do SAE, mais o Centro de Atenção Integral ao Paciente Diabético, a Clínica do Idoso e a Clínica Pediátrica.
•    Um verdadeiro CENTRO clínico para as áreas de extremo risco da saúde pública!
•    No CAE também faremos convênios com as faculdade para estagiários supervisionados.

REEDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

•    Campanha divertida, para chamar mais a atenção, de educação e calma no trânsito.
•    Outdoors, visita nas escolas e empresas, e banner nos vidros traseiros dos ônibus.
•    Multa educativa, ao invés de apenas dar multas pecuniárias aos motoristas, possibilitar e eles que, em alguns casos de multas aplicadas pela Secretaria de Trânsito Municipal, eles pudessem substituir o pagamento do valor por ajuda: sair com os servidores nas campanhas educativas!
•    Emissão de ordem da prefeitura para a empresa prestadora de transporte públicos de que toda a infração de trânsito cometida por ônibus (parada em local impróprio, semáforo ou faixa de pedestre desrespeitada, fechar outros veículos, etc, serão severamente punidos com a aplicação das cláusulas contratuais existentes. 
 

QUALIFICANDO O EMPRESÁRIO E QUALIFICANDO O TRABALHADOR

•    Em parceria com sindicatos, associações, Sebrae e o Sistema S, a prefeitura direcionará verbas para criação e manutenção de cursos de capacitação aos empresários e trabalhadores.
•    Desde gerenciamento até cursos técnicos específicos das mais diversas áreas.

CAMINHO DO CHOPE DE ENTRE RIOS

•    Entre Rios tem a melhor cevada do Brasil.
•    Existem vários micro produtores de chope artesanal nas Colônias.
•    Vamos aproveitar a beleza de Entre Rios, o malte nosso e as cervejarias já existentes para criar uma rota turística baseada no chope gourmet na região das colônias alemãs.
•    Mais, Entre Rios tem dado sinais de que tem talento e atrativo para gastronomia, pois bistrôs, restaurantes coloniais, padarias e pizzarias tem atraído várias pessoas para comer nas colônias.
•    Vamos conversar com a cooperativa e cidadãos locais e desenvolver o Caminho do Chope de Entre Rios!
•    Como estrutura para esse projeto, a PR que leva de Guarapuava às colônias deve, obrigatoriamente, ser reformada pelo governo do Estado, e exigiremos isso imediatamente!
•    Mais, a avenida principal e as estradas de ligação entre as colônias devem ser arrumadas: avenidas com duas faixas (e não uma de terra e outra de asfalto esburacado).
•    Outra necessidade é a construção de uma rodovia que dê acesso a unidade industrial da colônia por fora da área povoada, fazendo com que os caminhões não mais circulem pelas avenidas centrais.

RODOVIAS DE ACESSO À CIDADE
•    É uma vergonha que a PR 466 e a BR 277 sentido Foz ainda não estejam duplicada até o industrial. 
•    A prefeitura deve atuar de forma enérgica com o governo do Estado para que a duplicação da PR 466 ocorra, desde o viaduto (inclusive duplicando o próprio viaduto) até o Industrial, onde estão instaladas a Repinho e a Araupel.
•    Da mesma forma o tratamento deve ser enérgico em relação a duplicação da BR 277, pelo menos, até a Cooperativa Agrária.
•    A construção de passarelas e o fechamento completo com grades para impossibilitar o cruzamento de pedestres pela rodovia é medita emergencial, veja-se o numero imenso de acidentes.
•    As marginais, em ambas as rodovias e em ambos os lados delas serão concluídas. 
•    Arborização e embelezamento das vias de acesso: embora Guarapuava seja linda, suas entradas são feias, sujas, mal cuidadas!
•    Temos que fazer quem chega a nossa cidade encartar-se, arvores de flores serão plantadas ao lado das marginais.

ÁREAS DO EXÉRCITO – APROVEITAMENTO

•    No meio da nossa cidade existem varias áreas não aproveitadas que são de propriedade do Exército: Santana, centro (sede do 26º GAC) e no entorno da Lagoa das Lágrimas.
•    É questão de interesse público e vigilância sanitária a melhor utilização destas áreas.
•    A Lei 11.481 permite que as terras da União sejam doadas ou permutadas, portanto é possível utilizar essas áreas sim!
•    Santana: as áreas mais arborizadas e com água serão transformadas em parques. As áreas desmatadas e de campo serão loteadas e postas a venda.
•    Central: a sede do quartel deve, claro, ser mantida, porque é cultural e linda. Mas as áreas de mato que vão dos fundos da sede até o Morro Alto e os fundos do Bonsucesso, devem ser (parcela com árvores) transformada em um Jardim e (parcela de campo) loteada e posta a venda!
•    Os terrenos do quartel próximos a Lagoa, da mesma forma devem passar por reestruturação.
•    Os lotes vazios devem ser vendidos e o dinheiro obtido deve ser utilizado para a construção de um residencial vertical para servir de residência aos militares (residências novas, dignas!).
•    Os demais terrenos deve se tornar praças ou ser vendidos a particulares.
•    Todas as vendas serão em leilão.
•    O dinheiro obtido com as próprias vendas das áreas pode ser utilizado para a construção e melhoria das áreas. 
•    O município pode doar área no interior em substituição às atuais, que servirão efetivamente para treinamento dos militares, já que estas áreas centrais não se prestam para isso.

PARQUE RECREATIVO DO JORDÃO 

•    Estruturais comerciais devem ser licitadas para o Jordão para proporcionar mais comodidade aos usuários.
•    O local deve ser organizado, já que está crescendo sem acompanhamento do governo municipal e de forma desorganizada.
•    É imperativo que todas as construções do entorno do parque sejam legalizadas, respeitando a legislação ambiental e o código de construção do município.
•    Construção de banheiros, quadras de futebol e outros, churrasqueiras públicas, iluminação permanente, espaço para banhos e um posto da Guarda Municipal para garantir segurança aos visitantes.

MELHORIA DOS CENTROS DE BAIRRO

•    Os centros de bairro criados pela prefeitura não possuem estrutura necessária, não cumpriram sua finalidade dessa forma.
•    Por que as pessoas vêm para o centro? Quais são os serviços que mais demandam?
•    Bancos/lotéricas e serviços públicos são os serviços mais demandados! De modo que se nos centros de bairro criados fossem instalados caixas automáticos ou postos de atendimento bancário, bem como desmobilizado um Espaço do Cidadão (local para serviços públicos), efetivamente manteríamos os residentes daquela região no local, fomentando o comercio e diminuindo o transito no centro e facilitando a vida do cidadão.

HISTÓRIA REGIONAL NA GRADE CURRICULAR 

•    Não abordamos no ensino público a história de Guarapuava, as origens da nossa cidade. Vamos implementar, por lei, a disciplina de História e Cultura Regional para que mantenhamos nos guarapuavanos o conhecimento sobre como nasceu nossa cidade, os fundadores, o hino.
•    Temos que conhecer de onde viemos e nos orgulhar de nossa rica e longa história de quase 200 anos.

PISTA DE ARRANCADÃO
•    Temos mais de 70 corredores de arracadão em Guarapuava e um público que, historicamente, gosta e participa dessa modalidade de eventos.
•    Vamos construir uma pista de 500m para possibilitar a realização de eventos automotivos, com segurança e comodidade.
•    Entretenimento para os guarapuavanos e inserção da cidade nos circuitos estatuais e nacionais de arrancadão!

CONSELHOS POPULARES

•    Temos conselhos populares obrigatórios (por lei) e os demais que, mesmo não sendo obrigatórios, são a manifestação mais pura da participação popular na administração pública.
•    Nos conselhos obrigatórios, como de saúde, transito, educação, criança, mulher, etc, temos composição de membro escolhidos paritariamente entre populares e servidores, sendo que estes últimos, em geral, são indicados pelo prefeito e passam, muitas vezes, a defender os interesses da gestão e não da população.
•    Vamos garantir o respeito a função dos conselhos populares, através de lei, criando regras democráticas para que o acesso dos funcionários públicos aos conselhos seja por merecimento, como por exemplos, tempo de casa, qualificação técnica na área, etc.
•    Assim garantiremos democracia, independência e eficiência aos conselhos que, hoje em dia, são tão mal tratados.

ESCOLA E CRECHE INTEGRAL 
•    Pelo histórico de alunos matriculados na escola pública municipal, observamos que o número de crianças vem decaindo, por razoes que vão desde a existência de mais escolas privadas à menor taxa de natalidade.
•    Em 10 anos caímos de 21 mil alunos nas escolas públicas municipais para 17 mil atualmente e a queda continua.
•    Já é totalmente viável, com a mesma quantidade de escolas que o município tem, pensamos em um projeto de médio prazo (durante a gestão 2017/2020) que transforme as creches e as escolas em centros de atenção e educação integral as crianças.
•    Com o corte de 75% dos cargos em comissão que pretendemos fazer (economia de 128 milhões em 4 anos) teremos recursos para, nos 4 anos de gestão, realizarmos este projeto.

NÃO À REELEIÇÃO

•    Não podemos deixar a politica ser profissão e é isto que vemos em Guarapuava, profissionais da politica que não fazem mais nada da vida a não ser correr atrás de eleição.
•    A Rede proíbe reeleição a cargos de executivo e limita a 2 os mandatos no legislativo.
•    O objetivo de toda profissão, aliado a realização, é o lucro, o salario, o crescimento econômico, enfim o dinheiro.
•    Se politica vira profissão de alguém, inevitavelmente o lucro será o objetivo, pois de onde mais, a não ser dentro do puder publico, como uma pessoa que vive só dentro da politica poderia tirar seu dinheiro?

* A ordem da matéria aqui publicada seguiu o sorteio das entrevistas concedidas pelos candidatos à RSN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.