Os torcedores que forem assistir ao primeiro jogo da Copa do Mundo deste ano, na Arena Corinthians, conhecida como Itaquerão, poderão ter problemas para falar ao celular ou usar a internet móvel durante a partida. Isso porque as empresas de telefonia alegam que terão pouco tempo para instalar e testar os equipamentos necessários para aumentar a capacidade de tráfego de comunicação.
“Nós precisaríamos de 120 dias e estamos há menos de 90 dias da abertura da Copa, então vamos ter que correr muito com o projeto lá, pois não podemos entrar para fazer o serviço porque a arena está em obras e só podemos colocar os equipamentos depois que está tudo pronto”, explicou o diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy. A instalação dos equipamentos é responsabilidade das operadoras de telefonia.
O acordo comercial para a instalação da infraestrutura indoor já foi fechado com a administração do estádio, mas as empresas alegam que o prazo será apertado, especialmente por causa de possíveis imprevistos, como tubulações obstruídas ou mudanças no projeto. “É possível que não tenhamos a rede do estádio totalmente preparada para a capacidade total, mas vamos torcer que não, vamos continuar trabalhando”, diz Levy.