22/08/2023
Esportes

Jogos Colegiais terão os últimos campeões nesta terça-feira

imagem-6992

A fase final dos 56.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop´s), em Curitiba, será encerrada nesta terça-feira (147) com mais oito decisões, quatro no futebol e quatro no futsal. Em cada modalidade são definidos quatro campeões, nas duas faixas etárias, de 12 a 14 anos (Classe B) e de 15 a 17 anos (Classe A), nos dois sexos. Nas outras 11 modalidades já saíram os campeões: no atletismo, basquete, ginástica rítmica, goalball, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
No futebol, no masculino Classe A, a decisão será entre os colégios Alberto Santos Dumont, de Cafelândia, e Helena Kolody, de Terra Boa, às 10h30, no CT do Caju, no Bairro Umbará. Na preliminar, a decisão será entre os meninos da Classe B, envolvendo os colégios Princesa Isabel, de Paiçandu, e Costa e Silva, de Itaipulândia. Entre as meninas as decisões serão em São José dos Pinhais, no Estádio Moacir Tomelin, às 9 e às 10 horas. Pela Classe B jogam os colégios Reinaldo Massi, de Diamante do Norte, e Caetano Munhoz da Rocha, de Paranaguá, e pela Classe A, também o colégio de Paranaguá contra o Opet Bom Retiro, de Curitiba.
As decisões do futsal também serão na manhã desta terça-feira, em quatro ginásios de esportes: da Associação dos Servidores Públicos do Paraná, em Santa Quitérias; do Paraná Clube, na Vila Guaíra; da Universidade Positivo, no Campo Comprido; e Opet, no Bom Retiro. Além das decisões neste último dia de competição serão definidas as terceira e quarta posições com os perdedores das semifinais dos dois sexos, das duas faixas etárias e das duas modalidades. Vale lembrar que no futebol, até as semifinais nessa segunda-feira (137), já foram disputados 131 jogos, e o no futsal, 202 jogos.
A fase final dos Jogos Colegiais do Paraná é gigantesca. Só nas modalidades coletivas, no basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei, foram programados 833 jogos”, contabiliza o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha. Nessas modalidades coletivas participam mais de 4 mil atletas, representando 335 equipes, não necessariamente colégios ou municípios. Vários colégios têm equipes em mais de uma modalidade e categoria.
Em todas as modalidades participam mais de 8 mil atletas de mais de 600 colégios, do ensino regular e especial, e públicos e privados. E em todas as fases (interna nos colégios, municipal, regional, macrorregional e final) são envolvidas mais de 400 mil pessoas, nos 399 municípios, divididos em 32 núcleos regionais de Educação (NRE).
Foto e texto: Assessoria de imprensa da Paraná Esporte

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.