Jonilson Pires é o novo secretário de Saúde em Guarapuava

O nome de Jonilson foi anunciado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho no começo da tarde desta quarta (3), após a saída de Celso Goes

Jonilson Pires é o novo secretário de Saúde em Guarapuava (Foto: Campo Real)

O médico Jonilson Pires de 51 anos, é o novo secretário municipal de Saúde em Guarapuava. Ele substitui o bioquímico Celso Goes, que deixa o cargo por ser pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano.

O nome de Jonilson foi anunciado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho no começo da tarde desta quarta (3). Pela manhã ele esteve reunido com Celso Goes e com o novo secretário. Jonilson tinha solicitado um tempo para pensar já que tinha outros projetos.

Porém, após conversas com familiares e ponderações, acabou aceitando o desafio. “Vou dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito por Celso Goes, mantendo a mesma equipe”, disse ao Portal RSN.

Experiência e know-kow não faltam ao novo secretário. Considerado o número 2 na Secretaria de Saúde, até então respondia pela chefia do Departamento de Urgência e Emergência da Sesa. Médico há 23 anos traz na trajetória profissional especialidades em geriatria e cuidados paliativos. Além de ter atuado por cinco anos, no programa ‘Melhor em Casa’; na implantação do Siate no município e em várias unidades básicas de saúde.

DESAFIOS

Entretanto, ao assumir o novo cargo, Jonilson diz que o maior desafio será dar continuidade à nova dinâmica implantada pelo Celso Goes na Secretaria de Saúde. Porém, o enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus é uma das maiores prioridades. “Não sabemos até quando vai a pandemia e se teremos consequências”.

Outra meta é um esforço maior em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Guarapuava, além de cobrar a agilidade do governo em relação ao funcionamento do Centro de Especialidades e ao Hospital Regional.

“São instrumentos importantes para a rede de atenção à saúde. Assim, queremos também continuar avançando na melhoria da qualidade no atendimento esperado pela população. Por isso vamos continuar buscando mais recursos”.

Conforme o novo secretário, ele assume uma pasta com cerca de mil colaboradores distribuídos nas 33 unidades básicas de saúde e nas três unidades de pronto atendimento. Além das unidades do CAPS e CAPS AD, Laboratório Municipal, Farmácia Municipal, Centro de Curativos, entre outras unidades e programas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ATÉ 10 DE JULHO

UTFPR tem 148 vagas em 4 cursos em Guarapuava pelo Sisu

EPIDEMIA DE VIOLÊNCIA

Crescente número de violência contra mulher alerta autoridades

AVANÇO

Apenas duas cidades da 5ª Regional não têm suspeita de covid-19

Comentários