22/08/2023
Educação

Jornalista só com Diploma

Hoje a partir das 14h vai ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal o recuso extraordinário em defesa da obrigatoriedade do diploma em jornalismo.
Pesquisa nacional feita pela CNT/Sensus, divulgada em 22 de setembro de 2008,revela que 74,3% da população brasileira é a favor da exigência do diploma para o exercício do Jornalismo.
O estudante desse curso passa por uma formação técnica e moral aprendendo assim a transmitir notícias democráticas de alta qualidade e compromisso com a veracidade dos fatos. Dependendo então de uma prática profissional igualmente baseada em preceitos éticos. E uma das formas de se preparar, de se formar jornalistas capazes a desenvolver tal prática é através de um curso superior de graduação em jornalismo.
Alunos e estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) manisfestaram-se na rua XV de Novembro a favor da obrigatoriedade do diploma. Informaram a população e distribuíram panfletos situando os interessados sobre o assunto para que também se unam a favor da qualidade nos meios de comunicação.

Morgana Nunes

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.