22/08/2023
Política

José Dirceu tem até às 17h para voltar à prisão

Ex-ministro está condenado no esquema Mensalão

jose-dirceu

Ex-ministro José Dirceu (Divulgação)

O ex-ministro José Dirceu tem até às 17h desta sexta feira (18) para se entregar à Polícia Federal em Brasília, embora ainda possa recorrer a instâncias superiores.

O ex-ministro está em liberdade, porém, usando tornozeleira eletrônica. Ele foi condenado na Operação Lava Jato por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Nessa quinta (17), o último recurso em segunda instância nesse processo foi negado pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4). O advogado de defesa de José Dirceu disse que ele vai se entregar. Zé Dirceu foi condenado, inicialmente, a 7,11 anos de prisão pelo juiz Sérgio Moro, mas teve a pena ampliada para 20,10 anos de reclusão.

De acordo com a juíza, após a efetivação da prisão, ela autoriza desde logo a transferência para o sistema prisional em Curitiba, Complexo Médico Penal, ala reservada aos presos da Operação Lava Jato, sem prejuízo de eventual recambiamento ao Complexo Penitenciário da Papuda, no futuro, se for o caso. Em Curitiba já estão presos outros petistas como o ex-presidente Lula, o ex-ministro Antonio Palocci, João Vaccari Neto (ex-tesoureiro do PT) e André Vargas (sem partido).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.