José Marcondes é o novo presidente do Instituto Histórico de Guarapuava

Solenidade de posse contou com a entrega do livro Clã Celta por Luis Alberto Küster

José Marcondes (Foto: Fotos: Assessoria/Douglas Kuspiosz)

O Instituto Histórico de Guarapuava (IHG) tem nova diretoria. José Marcondes Espírito Santos assumiu a presidência em substituição ao professor doutor Ariel Pires, que faleceu em abril deste ano.  Marcondes respondia pela vice-presidência.

Técnico em meio ambiente por formação, José Marcondes é funcionário da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), mas ressalta que sempre gostou da história de Guarapuava.

“Desde meus bancos escolares, a professora Gracita Gruber Marcondes me incentivou e incentivou a cidade inteira. Graças a ela eu gosto muito de história” e foi ele que ajudou a montar a memória do saneamento em Guarapuava a partir de um documentário feito pela professora.

A solenidade na noite dessa terça (18) também acolheu os novos associados e teve uma participação especial. O engenheiro civil Luiz Alberto Küster, autor do livro, O Clã Celta, entregou um exemplar ao IHG e à Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC).

Luiz Alberto Küster (Foto: RSN)

A sede do IHG e da ALAC fica na Casa Joaquim Cardoso Teixeira, um casarão secular e uma das poucas construções que preservam a arquitetura colonial de Guarapuava.

Segundo o historiador Murilo Walter Teixeira, um dos sócios-fundadores do instituto, o interior do casarão não foi modificado. “Talvez seja uma das últimas na cidade que está nessas condições”, Segundo ele, cabe ao IHG preservar, reformar e dar novas condições para o espaço hospedar a comunidade guarapuavana.

De acordo com o novo presidente, José Marcondes, o grande desafio é justamente resgatar e preservar a história do município. “Guarapuava já passou por momentos históricos como bailes glamurosos e festas populares muito interessantes, mas que ficaram no tempo. É preciso resgatar e o que ainda temos é preciso preservar”.

Em seu pronunciamento, Marcondes fez uma homenagem a Ariel Pires. “Foi uma perda muito grande. Ele era uma pessoa bastante dinâmica, alegre, e que sempre nos incentivava para que estivéssemos trabalhando. Mas, até pela memória dele, a gente precisa seguir e fazer um bom trabalho. Como dizia Cazuza: o tempo não para”.

A nova diretoria (Foto: Ascom/Douglas Kuspiosz)

DIRETORIA

A diretoria do IHG é composta por José Marcondes Espírito Santo, como presidente; Zilma Haick Dalla Vecchia, como 1ª vice-presidente; Telma Bittencourt França, como 2ª vice-presidente; Jhonnathan Pool Ferreira, como 1° secretário; Ana Valci Sanqueta, como 2ª secretária; Geraldo Duarte da Silva, como 1° curador; e Murilo Walter Teixeira, como diretor de editoração.

SERVIÇO

O IHG é uma instituição aberta ao público.

 

 

 

 

Relacionadas

ALERTA

Guarapuava já contabiliza três casos suspeitos de Dengue

DOE SANGUE

Dia do Doador de Sangue reforça a importância de ajudar a salvar vidas

MAIS CASOS

Em 24h, Guarapuava confirma 95 novos casos de covid-19

Comentários