Nas últimas horas, duas pessoas atentaram contra a própria vida na Região. Em Guarapuava um jovem de 19 anos foi encontrado morto no bairro Alto Cascavel. O Samu constatou a morte do rapaz, por volta das 13h47. Conforme a Central de Triagem, trata-se de Gabriel José Stremel.
O Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava recolheu o corpo que deu entrada às 16h no Instituto. O velório ocorre em domicílio no bairro Colibri. Já o sepultamento está marcado para 16h30, em cemitério a ser definido pelos familiares.
PRUDENTÓPOLIS
E em Prudentópolis, um homem de 58 anos foi encontrado morto na tarde dessa quinta (31) na Localidade Linha Esperança, área rural do município. De acordo com as informações, o morador estava dentro do paiol na propriedade dele. E acabou encontrado pelo próprio irmão.
Conforme relato, ele também atentou contra a própria vida. O homem ainda tentou salvar o irmão, mas ele já estava sem sinais vitais. O Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava fez a remoção do corpo, que deu entrada às 19h16 para identificação oficial.
De acordo com a Central de Triagem, trata-se de Dirceu Antônio. O velório ocorre na Igreja Linha Esperança. O sepultamento está marcado para hoje às 16h30, no cemitério do município.
DEPRESSÃO
Nos dois casos, não se sabe se o jovem e o morador enfrentavam algum problema de saúde. Entretanto os casos que envolvem esse tipo de ocorrência, na maioria das vezes traz históricos de problemas emocionais e de depressão. Depressão é uma doença que precisa de tratamento.
Durante a pandemia, a saúde mental sofreu forte impacto. Nos últimos dias, oito pessoas desistiram de viver em Guarapuava e Região. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), dão conta que todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo. Conforme a OMS, são números expressivos, que revelam um problema de saúde pública complexo.
AJUDA EM GUARAPUAVA
Diversos canais oferecem ajuda gratuita, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende voluntariamente e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24h, todos os dias. O número é o 188 e também é possível acessar o site para chat.
Além disso, existe em Guarapuava o ‘Guarapuava Salvando Vidas – GSV’. O site GSV está sempre no ar. Com atendimento on-line de domingo a sexta, das 19h às 23h e no sábado, das 19h às 22h.
Leia outras notícias no Portal RSN.