22/08/2023
Geral

Jovem do DF recebe coração de doador do Paraná

Uma paciente de 19 anos que passou por um transplante de coração no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal apresentou melhoras, mas ainda está na UTI em estado grave, segundo a organização. A cirurgia ocorreu no último sábado (04), depois de receber o órgão doado por um homem de 25 anos que morreu vítima de um assalto em Ponta Grossa.

De acordo com o último boletim divulgado, a paciente está sedada, com ventilação mecânica e fazendo uso de remédios para controlar a pressão arterial. Ela é acompanhada pelos médicos do local desde 24 de abril. A garota foi listada como prioridade nacional para transplante cardíaco no dia 3 de maio.

Transplante

O homem morreu na tarde de sexta. Ele estava internado desde 30 de abril, após ser baleado em uma tentativa de assalto. A cirurgia de retirada do órgão ocorreu na manhã de sábado (04), quando o coração saiu da cidade em direção a Curitiba em um helicóptero do governo do Estado.

Ao chegar à capital do estado, por volta de 12h30, o coração foi enviado para Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.