22/08/2023


Esportes Paraná

Jovem do Morro dos Prazeres conduz a tocha olímpica em Curitiba

imagem-115019

Da Redação, com Assessoria/Unicef

Curitiba – O estudante Walas Souza dos Santos, de 15 anos, deixou o interior da Bahia há três anos. Junto com seus pais e seus cinco irmãos, se mudou para a cidade do Rio de Janeiro, onde foi morar no Morro dos Prazeres, na região central da cidade. A mudança não foi fácil. Mas Walas logo encontrou uma oportunidade essencial: começou a participar dos treinos de futebol da comunidade. Ele descobriu no esporte uma maneira de fazer novos amigos, enfrentar os desafios que afetam os jovens das comunidades e sonhar com uma vida melhor para todos.

O entusiasmo com o esporte fez Walas ser convidado a conduzir a tocha olímpica, símbolo da união entre os povos. A convite do Unicef, Walas  representa todas as crianças do Rio de janeiro e do mundo nesta quinta feira (14), em Curitiba, capital paranaense.

“No começo, não acreditei. Por que eu? É um orgulho muito grande. Espero poder representar bem todas as crianças”, sorri Walas.

Foi com o incentivo da irmã Carol, hoje com 17 anos, que o adolescente começou a treinar futebol. A desenvoltura na quadra e os dribles de craque levaram a participar este ano do seu primeiro campeonato. Atualmente, o estudante joga na posição de zagueiro e treina três vezes por semana para alcançar o sonho de ser jogador de futebol.

“O futebol me faz alegre. Eu queria ver todo mundo sorrindo mais. Acho que se a gente pudesse convidar mais crianças para jogar futebol, elas iriam se apegar na bola e não desistir de coisas boas.”

Para o Unicef, histórias como a de Walas são essenciais para evidenciar o poder do esporte como ferramenta de inclusão social.

“É essencial garantirmos oportunidades justas para todas as crianças, especialmente as mais vulneráveis. E o direito ao esporte pode ser um grande aliado para construirmos uma vida com mais saúde, mais diversão e menos violência nos centros urbanos”, diz Luciana Phebo, coordenadora do escritório do Unicef no Rio de Janeiro e coordenadora nacional da Plataforma dos Centros Urbanos.

UNICEF NOS JOGOS OLÍMPICOS 

Walas faz parte de um grupo de seis jovens de diversas regiões do país que foram escolhidos, dentro da parceria do Unicef com a Rio 2016, para conduzir a tocha olímpica. Eles terão a missão de representar as crianças do mundo e simbolizam a esperança de uma oportunidade justa para cada criança, para todas as crianças.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo