22/08/2023
Cotidiano Em Alta Esportes

Jovem leva para o ringue uma história de superação

Conheça a história inspiradora do lutador que encontrou na fé e no esporte uma nova chance de viver após enfrentar a dependência e a rua

Edilson estreia no ringue em busca de mais uma vitória (Foto: divulgação)

Neste sábado (18), o Ginásio de Esportes Santa Terezinha em Guarapuava será palco de uma luta que vai muito além do ringue. Às 16h, pelo campeonato ‘Fight Night’ (Muay Thai) na categoria de 80 quilos, o jovem Edilson Oliveira sobe para enfrentar Oziel Kauan. Mas para Edilson, de 22 anos, essa primeira luta rumo ao profissional não é apenas sobre vitórias e derrotas, mas sobre uma história e a chance de recomeçar a vida.

Edilson e um novo caminho (Foto: divulgação)

Natural de Pinhão, Edilson compartilha uma história de superação e mostra como a fé o ajudou a mudar de rumo. De acordo com a história que ele contou ao Portal RSN, desde a infância, a vida de Edilson foi marcada pela falta de afeto e atenção. Após sofrer um abuso sexual, ele se isolou.

Me tornei uma pessoa fechada, amarga e revoltada. Não ouvia ninguém e vivi do meu jeito, achando que estava no controle. Foi nessa fase que conheci as drogas e o álcool, que se tornaram minha fuga da dor. Eu bebia todos os dias e não conseguia mais parar.

A situação se agravou a ponto de ele ouvir do próprio pai que não tinha mais solução. Essa fase sombria o levou a uma tentativa de reabilitação mal sucedida. De acordo com o relato de Edilson, em meio ao desespero, vieram duas tentativas de suicídio. Mas, conforme ele disse, Deus não permitiu.

FUNDO DO POÇO

Com a perda do pai e o afastamento da família, Edilson conta que chegou ao fundo do poço, morando nas ruas, enfrentando a fome e o frio. “Em meio ao desespero, tentei tirar minha própria vida duas vezes, mas Deus não permitiu. Pouco tempo depois, meu pai faleceu, e eu me afundei ainda mais. Minha família se afastou e eu acabei morando nas ruas, passando fome e frio. Muitas pessoas tentaram me ajudar, mas eu não aceitava. Eu acreditava que, se nem minha família acreditava em mim, eu não tinha mais jeito”.

No entanto, foi em um momento de total desespero que, em oração, ele clamou por ajuda. No dia seguinte, a ajuda veio por meio de uma pessoa chamada Fernanda, que o conduziu para a Chácara de Reabilitação Amor e Atitude. “Lá eu encontrei amor, cuidado e uma nova chance de viver, com o apoio do Pastor Márcio, sua família e os líderes Luiz e Alex. Aqui, descobri o verdadeiro significado de família”.

DO DESAMPARO AO SONHO

Na chácara, que fica no Distrito do Guará, Edilson descobriu o significado de amor e família. Foi lá que ele teve a oportunidade de participar de um encontro espiritual onde conheceu o mestre de lutas Fernando Sagati. Fernando, que estava começando um projeto social, viu o potencial de Edilson e o acolheu, dando a ele a chance de treinar.

(Imagem: divulgação)

Edilson, que antes não tinha mais sonhos, encontrou na luta um novo propósito. Hoje, o objetivo é se tornar um lutador profissional e usar a experiência de vida para inspirar outros jovens que enfrentam situações semelhantes. Ele deseja mostrar que, apesar de tudo, há esperança e que a dependência química pode ser superada.

A luta deste sábado, portanto, é o primeiro passo para o sonho de Edilson, uma prova de que a fé e a dedicação podem transformar qualquer história.

AMOR E ATITUDE

O ‘Amor e Atitude Chácara de Reabilitação’ é um projeto social em Guarapuava. Com sede própria, acolhe e reabilita pessoas, mantendo-se por meio de doações e trabalho voluntário. A iniciativa busca a transformação de vidas. Por meio de outras ações, também atende pessoas em situação de rua, com doações de alimentos e roupas.

COMO CONTRIBUIR

Aceitam doações de dinheiro (via Pix para o CNPJ 39.351.121/0001-13), alimentos (incluindo carnes, verduras e legumes), roupas, calçados e móveis.
Voluntariado: Ajuda com trabalho voluntário e mão de obra é bem-vinda.
Telefone: (42) 99812-4553 (Márcio Oliveira).
Redes Sociais: É possível encontrar mais informações e entrar em contato pelas páginas do projeto no Facebook e Instagram.
E-mail: associamoratitude551@gmail.com

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.