22/08/2023
Cotidiano

Jovens de Guarapuava missionarão em Copacabana na Jornada Mundial de Juventude

Os banhistas da Praia de Copacabana receberão a visita de dez missionários de Guarapuava, que participam da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro. O evento MissionaRio faz parte da programação oficial da JMJ e contará com a presença dos símbolos oficiais da Jornada e do Arcebispo da capital fluminense, Dom Orani Tempesta.

O MissionaRio é promovido pelo Jumas de diversas partes do Brasil e será realizado no domingo (21) que antecede o início da JMJ. Além da Praia de Copacabana, as praias do Leblon e de Ipanema terão suas areias ocupadas por outros jovens católicos da Renovação Carismática Católica. Os jovens de Schoenstatt completam a Missão visitando as casas do Morro dos Cabritos, uma das comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.

A iniciativa vem ao encontro do lema da Jornada Mundial da Juventude: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, que sugere uma atitude missionária dos jovens em qualquer ambiente social. O Papa Francisco também reforçou a importância da missão na homilia de Pentecostes, em maio: “O Espírito Santo faz-nos entrar no mistério do Deus vivo e salva-nos do perigo de uma Igreja gnóstica e de uma Igreja narcisista, fechada no seu recinto; impele-nos a abrir as portas e sair para anunciar e testemunhar a vida boa do Evangelho, para comunicar a alegria da fé.”

Com a programação da Jornada Mundial da Juventude, inúmeros jovens já ocupam a cidade do Rio de Janeiro e das cidades vizinhas. Os jovens da Juventude Masculina de Schoenstatt de Guarapuava se encontram em Niterói para a realização do encontro internacional do Jumas. A Jornada Mundial da Juventude termina com a grande concentração na vígilia com o Papa, no dia 28. Mais de 2 milhões de jovens são esperados.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.