22/08/2023
Esportes

Judô entrega 28 medalhas no primeiro dia de competição

imagem-6036

O tatame ficou pequeno para receber os 80 judocas que participam da 49.ª Edição dos Jogos Universitários do Paraná, nessa segunda-feira (1º). Nesse primeiro dia de competição, o judô já encerrou cinco categorias (leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado). Os combates aconteceram durante toda a tarde, no Ginásio do Grêmio de Subtenentes e Sargentos (GRESGA). No total foram entregues 28 medalhas. Nesta terça-feira (2/6) ocorrem os combates por equipes, meio-leve, ligeiro e absoluto.
No feminino, quem levou a melhor nesse primeiro dia foi a Faculdade Guairacá, que garantiu três medalhas de ouro (Leve -57kg, Meio-Médio -63kg e Meio-Pesado -78kg), seguida pela UEM, que ficou com um ouro e uma prata. Já no masculino, a UEM abocanhou cinco medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.
E como no judô a força nem sempre é o mais importante, e sim, a técnica utilizada, o bicampeão sul-americano junior, Pedro Pires, representante da Faculdade Dom Bosco, se deu bem e conquistou a medalha de ouro no meio-pesado -100kg. Pires avalia os Jup’s como um termômetro. “O nível aqui está forte, dá para ver que o Paraná tem muitos judocas bons. Assim, podemos ver como está o nosso judô, onde estamos cometendo erros e precisando melhorar. Essa competição é imprescindível para o currículo, porque vale vaga para os universitários brasileiros, onde reúnem os melhores do Brasil”, disse o jovem judoca, que após os Jogos Universitários segue para outras duas seletivas estaduais, a sub-23, que vale vaga para a seleção brasileira, e o paranaense.
Ao todo, 20 instituições participam da modalidade, sendo nove no feminino e 11 no masculino. (Feminino – FAG/Cascavel, Unioeste/Cascavel, Dom Bosco/Curitiba, FAE/Curitiba, PUC/Curitiba, Guairacá/Guarapuava, UEL/Londrina, Unopar/Londrina e UEM/Maringá. Masculino – FAG/Cascavel, Unioeste/Cascavel, Dom Bosco/Curitiba, FAE/Curitiba, Guairacá/Guarapuava, Unicentro/Guarapuava, UEL/Londrina, Unopar/Londrina, Cesumar/Maringá, UEM/Maringá e UEPG/Ponta Grossa).
Os Jup’s são uma realização do Governo do Estado do Paraná através da Secretaria de Estado da Educação, com coordenação da Paraná Esporte e Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU) em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarapuava e a Faculdade Guairacá.

Medalhistas dessa segunda-feira (1º):

Sênior
Feminino Leve -57kg
1º. Camila Helena Murakami Guairacá
2º. Glaucieri A. Fonseca Unopar
3º. Anne Francielli de Souza Dom Bosco

Feminino Meio-Médio -63kg
1º. Lidiane F. da Silva Guairacá
2º. Gabriela Simone Harnisch Unioste

Feminino Médio -70kg
1º. Rafaela Leinig Franchini UEM

Feminino Meio-Pesado -78kg
1º. Elisabeth Ap. Preimak Guairacá

Feminino Pesado +78kg
1º. Bruna Luíza Gonçalves UEL
2º. Danielle B. dos Santos UEM

Masculino Leve -73kg
1º. Luiz Roberto Ribas UEPG
2º. Fernando F. de Lima Santos Guairacá
3º. Thiago Moraes Gomes UEM
3º. Wanderson F. Figueiredo Unicentro

Masculino Meio-Médio -81kg
1º. Gilberto M. Silva FAE
2º. José Douglas Bonato Guairacá
3º. Marco Antonio Lima Rizzo UEM
3º. João de M. Cantídio Neto FAG

Masculino Médio -90kg
1º. Braulio Henrique Branco UEM
2º. Douglas Yuiji T. Violin UEM
3º. Jorge Alex P. Ruas Unicentro
3o. Pedro Victor Sfafcotti Cesumar

Masculino Meio-Pesado -100kg
1º. Pedro Henrique D. Pires Dom Bosco
2º. Diogo Esposito Schiavon UEM
3º. Matheus Crivelari Fortes UEL
3º. Raphael Vinícius Bandeira Guairacá

Masculino Pesado +100kg
1º. Karl Natã Arjuna Guedes Guairacá
2º. Gilson Jardei Nogueira Unicentro
3º. Diogo Fuentes A. da Silva Cesumar

NA FOTO, judoca Pedro Pires comemora a vitória

Fonte: Coordenação de Comunicação da Paraná Esporte
Ana Paula Junqueira
Foto: Leila Nunes

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.